Ageuniara

Hospital realiza projeto "Chá para Gestantes" em Matão

Por: JÉSSICA KAROLINE BONINE DOS SANTOS

15/04/2015

A Maternidade, juntamente com o Serviço Social do Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM), de Matão(SP), implantou em 2012 o  "Projeto Chá para Gestantes", que consiste na visita das gestantes e seus respectivos acompanhantes nas Dependências do Hospital, onde ela poderá sentir-se familiarizada com o corpo técnico do hospital , procedimentos rotineiros, além de receber diversas informações importantes.

O Chá para Gestantes é uma iniciativa que faz parte do Programa Ato de Amor, de MatãO, e tem o objetivo de fornecer às futuras mamães informações relevantes sobre a rotina da maternidade, cuidados com os bebês e, além disso, proporcionar momentos de descontração e integração em meio a um delicioso chá.

O projeto caracteriza-se por visitas programadas da gestante e acompanhante de sua livre escolha. Essas visitas ocorrem, quinzenalmente, às 15 h e tem duração de aproximadamente um hora. Durante o agendamento as gestantes são informadas a respeito do significado do projeto e horário da visita.

"As gestantes são recebidas na Recepção do Hospital, pelo Serviço Social. Após breve apresentação, são encaminhadas para o setor da Maternidade. Nesse momento, elas são recepcionadas pela equipe da enfermagem do setor, onde desde o início já conhecem a Sala de Pré Parto e também a Sala de Parto Humanizado. Ocasião esta que a enfermeira responsável pelo setor explica alguns pontos importantes", explica a Assistente Social do HCFM, Natalia Ferrari Vedroni. 

De acordo com ela pode-se ressaltar que todos os objetivos e ações praticadas transformam-se em um único objetivo final que é transmitir à gestante que toda a equipe atuante, assim como a Instituição, não exercem apenas a função de prestar um serviço no momento do parto e sim assistência durante todo o período gravídico, estando sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida, tornando o atendimento cada vez mais humanizado. 

De acordo ela , entre os objetivos do projeto destacam-se a desmistificação do Parto Normal, conhecimento antecipado das normas e projetos do Hospital , vinculação da gestante à maternidade e sua família , redução da ansiedade no momento do parto, transmitir segurança e tranquilidade para a gestante e seus familiares, bem como a integração com a rede de saúde, para maior divulgação do projeto.

Após a divulgação de todo o funcionamento da parte de maternidade é aberto o espaço para que as gestantes possam dizer as primeiras impressões que tiveram ao conhecer as dependências do Hospital e se as dúvidas foram esclarecidas. Nesse momento, elas podem interagir com o próprio grupo, passar os seus medos e com isso diminuir a ansiedade que a gestação pode causar e compartilhar experiência e dúvidas durante o encontro.

No final é possível ver que as gestantes estão mais seguras e tranquilas para esperar o momento do parto, pois aquela imagem de ambiente hostil, que muitas vezes o Hospital pode transmitir, passa a ser pouca, o que consequentemente integra ainda mais a comunidade com a Instituição. 

Publicada em 15/4/2015 às 20h35.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/