mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Swordplay chega em Araraquara

Por: MARCELO LOPES BONHOLI

15/04/2015

O que seria Swordplay? Traduzindo simplesmente do inglês para o português, significa jogo de espadas, mas esse “jogo”, vai muito além disso e requer um bom condicionamento físico e o uso da imaginação, pois remete os participantes ao mundo medieval, onde grandes batalhas são travadas à moda antiga, onde Clãs e Reis se reúnem para defender seus reinos.

Esse jogo já chegou em Araraquara(SP) e quem passa pelo Parque do Botânico já deve ter observado algo de diferente, nos fins de semana. Bom exemplo disso é o estudante de Direito, Gabriel Luvizotto,19, e que é estagiário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo(TJSP ). Ele sustenta a patente de “General” durante a pratica deste jogo.

Luvizotto é o organizador do Swordplay em Araraquara e afirma que esse jogo-esporte é completamente seguro. “As armas são feitas de cano PVC e espuma, revestidos com Silver Tape, evitando qualquer tipo de contusão, além de áreas sensíveis, como cabeça e genitais serem proibidas. Vale lembrar que isso não exclui fatalidades como uma queda ou acidente, assim como qualquer outro jogo ou esporte de contato.”

Durante a prática os participantes são divididos em grupos, que são chamados de Clãs. Cada Clã possui uma organização hierárquica distinta, mas todas com contexto militar medieval, ao entrar para um Clã o jogador passa a defendê-lo e ajudar na montagem das estratégias

O maior benefício para a prática desse game é o condicionamento físico adquirido. “É necessário estar sempre correndo e lutando durante os treinos, exigindo bastante do praticante” afirma Luvizotto.

O público que participa deste jogo é eclético, porém entre os participantes, predomina os jovens. Os treinos ocorrem nos finais de semana, e, esporadicamente, em dias de semana, como "extra oficiais", pois é necessário o aprendizado de técnicas, adquirir habilidades, trabalhar condicionamento, resistência física, e com um objetivo sempre definido, assim como todo esporte.

Não sai caro jogar Swordplay, o custo inicial é de aproximadamente R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para a confecção ou compra de uma arma do jogo. 

“O Swordplay existe para pessoas que admiram e tem vontade de viver uma experiência medieval. Assim como o airsoft e o paintball estão para quem gostaria de uma experiência de guerra. Então se você gosta de ação, lutas, esportes, e é apaixonado por todo o período medievo, deveria conhecer o Swordplay, Lembrando sempre que o maior objetivo é se divertir”, diz Luvizotto.

O Swordplay por ser um jogo com todas as características de um esporte, praticado em parques e em grupo, também é um encontro de amigos com interesses em comum, pois participando das atividade promovidas pelos Clãs, passa a ser uma maneira excelente de fazer novos amigos e se divertir em grupo.

Publicada e 15/4/2015 às 21h.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/