Ageuniara

Araraquara registra queda nas vendas de ovos de Páscoa

Por: JOãO OTáVIO FURLAN

08/04/2015

A expectativa na queda na venda dos ovos de Páscoa neste ano foi confirmada. A Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA) já apontava uma baixa na venda do produto em relação ao ano passado. Os lojistas registraram uma realidade bem pior do que as projeções. “A queda de vendas foi de, pelo menos, 15% em relação ao ano passado”, avaliou a gerente de uma franquia, que atua no ramo de chocolate, Ana Carolina Gomes.

A crise econômica é apontada por ela como motivo para a diminuição de vendas. “Com certeza essa crise e a inflação afastaram o cliente da loja”, afirma. A estudante de Arquitetura, Aline Fernanda da Silva, 22, concorda. “Com essa crise que estamos vivendo, o melhor é fazer o ovo de Páscoa em casa mesmo. Ovo de Páscoa está sendo ilusão”.

Para lidar com a diminuição de vendas, o comércio apostou em promoções. “Se não fossem as vendas baixas, não estaríamos fazendo promoção”, afirma Ana Carolina. Uma das promoções dizia que na compra de dois ovos de Páscoa, levava-se o terceiro. Além disso, a empresa, que fez a referida promoção, já havia lançado uma campanha promocional onde a cada R$ 50,00 em compras, o consumidor receberia um cupom para concorrer a R$ 1 milhão de reais.

Para os clientes, entretanto, os preços continuaram salgados, mesmo com as promoções. “Deixei para a última hora e não adiantou nada, paguei um preço que considero alto pelo ovo. Não vejo vantagem nessa promoção de compre dois e ganhe o terceiro, porque eu mesmo só comprei um ovo”, opinou o operador de produção Josimar dos Santos, 32.

O mesmo raciocínio tem o casal formado pela estudante Cristiane Lima, 26, e pelo metalúrgico, Samuel Ribeiro, 44,  ao desistir dos ovos de “grife” e comprar um em um quiosque de chocolate, onde os preços eram menores. “Os preços estavam muito altos. Fiz uma pesquisa e, mesmo com a promoção no quiosque, o preço estava valendo a pena”, afirmou Cristiane. “Acho que o preço assustou os compradores porque no ano passado as lojas estavam mais cheias”, disse Ribeiro.

Já o representante comercial Augusto Fernandes, 48, também considera que fez um bom negócio. “Como eu queria um produto com brinde, a compra valeu a pena e a promoção ajudou”, contou Fernandes. “Mas com a crise, essa Páscoa foi mais comedida”, afirmou.

Publicada em 15/4/2015 às 21h30



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/