Ageuniara

Beneficência Portuguesa passa por momento de adaptação

Por: TARCISO GONÇALVES AMORIM JUNIOR

27/03/2015

O hospital Beneficência Portuguesa, de Araraquara-SP, passa por um período de adaptação que gerou mudanças administrativas, visando contenção de gastos para enfrentar a situação vivida pelo país. O hospital não tem prazo para concluir as mudanças que provocam demora no atendimento aos pacientes, cada dia mais descontentes com os serviços prestados.

Os pacientes da ala de curativo resmungam por causa da demora, além de um novo sistema adotado pela instituição hospitalar. Pessoas que tem de ir todos os dias para fazer curativos, ao chegarem têm de fazer a prescrição médica utilizando a carteirinha do plano de saúde e um documento assinado pelo médico. Após a ficha ficar pronta, elas precisam passar pelo aval médico para que o enfermeiro possa realizar o curativo.

Segundo a enfermeira-chefe Juliana Carmello, não tem como mudar esse sistema pois cada dia é um atendimento e o sistema é diário, sendo assim impossível realizar uma ficha única.

Outra reclamação é que as fichas, ao serem concluídas, são juntadas às do atendimento do plantão 24 horas. Juliana diz que é impraticável separar os tipos de atendimento, pois ambas tem de passar pelo médico e as fichas são posicionadas em ordem de chegada.

O horário de atendimento do curativo também é questionado pelas pessoas. No período matutino vai das 7 às 10 horas. Em casos de emergência ou se o paciente tiver um curativo esporádico pode-se ir à tarde. Se o atendimento for de rotina ele tem que se encaixar no horário matutino.

O estacionamento, antes gratuito, agora custa R$ 3 a hora. A medida foi tomada porque alguns ocupavam as vagas mesmo quando não iam ao hospital. Outro motivo é a segurança, pois agora há um responsável que protege os carros que lá estacionam. Parte da renda arrecadada pelo estacionamento é doada a instituições do terceiro setor. Como o hospital não tem previsão para o término do período de adaptação, fica difícil saber quando o hospital estará completamente pronto e apto a atender seus pacientes com mais presteza.

(Publicado em 27/3/2015- 21h30)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/