Ageuniara

Atualização do "HTTP" traz mudanças para internet

Por: MURILO CESAR DE ARAUJO ROMANHOLI

20/03/2015

Pela primeira vez em 16 anos, O ''HTTP'', sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Hipertexto, receberá uma atualização. O ''HTTP/2'', como será chamada a nova versão, terá uma nova série de benefícios, como conexões mais longas, carregamento mais rápido das páginas, além do aumento da segurança. Finalizado em fevereiro, fica faltando apenas os testes serem realizados para a utilização da nova ferramenta.

“O HTTP/2 veio para substituir o HTTP/1.1 de forma transparente e seu foco é a otimização dos recursos utilizados pelos webservers e performance”, relata Jean Anami, analista de sistemas da IBM, que complementa: “Ponto positivo é a forma que ele transmite os dados, o que era na forma de texto puro, agora é na forma binária (linguagem de máquina) tornando a transmissão mais segura, mais rápida”.

Samuel Gatti Robles, professor de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA e especialista em tecnologias, acredita que será benéfica a atualização da ferramenta. “O benefício vai existir, talvez em forma de rapidez no carregamento das informações na tela, mas não sei o quanto isso será perceptível ao usuário”. Ainda quanto às mudanças, Samuel relata que o aumento da velocidade e a diminuição da quantidade de requisições de conteúdos para abrir a página são os destaques da melhoria. “A velocidade poderá ser percebida pelos usuários, mas o que deve reduzir vai ser a quantidade de requisições de pacotes para que todo conteúdo seja exibido na tela. Não sei o quanto isso representa de economia, mas deve poupar processamento”.

O professor afirma que o usuário não sentirá tanto essa nova padronização e que também ele não mudará seu comportamento quanto a navegar na internet. “É que o usuário não se importa muito com o que está por trás da tecnologia que permite o acesso ao conteúdo. Ele vai continuar mantendo o mesmo comportamento que tem hoje usando esta tecnologia, uma vez que os principais navegadores já estão preparando suas atualizações para o HTTP/2”.

Mesmo com códigos e status iguais ao da versão atual, o “HTTP/2” trará mudanças, ao menos em termos de programação, introduzindo melhorias no carregamento das páginas e resolvendo o problema do uso de transmissão de dados dos websites. Processadores mais antigos com Windows 97 e XP podem aderir ao novo “conceito”, bastando apenas ter navegadores que suportem a nova versão.

(Publicado em 20/3/2015 - 19h14)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/