mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Tecnologia pode fomentar ensino no Brasil

Por: TARCISO GONÇALVES AMORIM JUNIOR

06/03/2015

A cidade de Araraquara (SP) recebeu lousas digitais e notebooks que estão presentes na educação de estudantes do ensino fundamental da rede pública. As lousas digitais foram adquirdas pelo município no prieiro mandato do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) em 2010, para melhorar a educação do município.

Uma professora doutora que não quis se identificar leciona em uma escola onde o uso da lousa digital e notebooks é frequente. Nessa escola, a lousa fica nas salas de aulas e não em um laboratório de informática. A escola tem três lousas e em breve chegará a quarta. Segundo a professora, o uso desse material é muito bom, pois aumenta a interatividade culminando na melhor aprendizagem dos alunos.

A aprendizagem na escola em questão melhorou muito, segundo a professora ouvida pela Ageuniara, mas existem alguns problemas, como a manutenção e a falta de capacitação dos professores. O curso oferecido aos docentes não foi satisfatório e não deu subsídio suficiente para orientá-los no uso adequado dos equipamentos, alega a professora.

Outra dificuldade apontada é a necessidade constante de manutenção dos equipamentos, que também atrapalha a regularidade do uso do material, segundo a entrevistada.

Um especialista em Educação Escolar, com doutorado na área pela FCL da Unesp de Araraquara,  que também preferiu que sua identidade fosse omitida, pesquisou a implantação das lousas digitais na cidade e constatou algumas barreiras que vão desde a ignorância dos docentes em relação aos aparelhos até problemas técnicos dos equipamentos.

O uso das lousas, concluiu o pesquisador, é benéfico quando são bem aproveitadas e usadas corretamente pela escola e pelo professor, melhorando o processo de aprendizagem. A criança muda sua percepção de aula pelo fato da lousa digital chamar mais a atenção do que o antigo "quadro negro". 

A professora entrevistada pela Ageuniara constatou que houve melhora significativa no índice da escola na avaliação do IDEB, o que ela atribui em grande parte às lousas digitais. A docente projeta para o futuro que as escolas terão lousas digitais em todas as salas e que a educação no país melhorará com o uso generalizado desses equipamentos.

Mas com a chegada das lousas digitais em Araraquara também chegaram alguns problemas, como a denúncia, feita pelo promotor Raul de Mello Franco Júnior, sobre suposto superfaturamento na compra dos equipamentos pela Prefeitura. Segundo Franco Júnior, o superfaturamento pode chegar a 960 %. Foram pagos R$ 14  mil para cada uma das 44 unidades de uma lousa que custaria R$ 8 mil no mercado, na época. A empresa que venceu a licitação, a Clasus Brasil Informática Ltda., também se envolveu em polêmicas semelhantes em outras cidades no estado de São Paulo como Jaú, Jaguariúna, Mongaguá e Monte Mor. O processo está na Vara da Fazenda Pública desde 2011, ainda sem sentença.

(Publicado em 13/3/15 - 21h05)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/