Ageuniara

Uso de anabolizantes: um caminho sem volta

Por: JANAINA CRISTINA VICENTE NENÊ

19/11/2014

Hoje em dia a preocupação com a boa forma está ligada ao conceito de felicidade, mais quanto vale a sua saúde e qualidade de vida?  Homens e mulheres ingerem e injetam substâncias capazes de fazer milagres. E, em pouco tempo, o corpo se transforma, fica bonito, forte e aparentemente saudável, mas o preço por essa forma física perfeita pode ser caro, os produtos funcionam como um furacão interno no organismo humano, causando doenças extremamente graves e, em alguns casos, até a morte.

Segundo o médico  Marcos Milazzo, de Guariba(SP), que é Clinico Geral,  os anabolizantes, assim chamados, são usados com o objetivo de aumentar a massa muscular. Mas há uma série de efeitos colaterais. "O uso sem orientação médica, indiscriminado e,por longa duração, pode afetar a função endócrina natural da testosterona. Infertilidade, concentrações reduzidas de espermatozoides e volume testicular reduzido representam problemas adicionais para o homem, usuário de esteroides. Entre as mulheres há um aumento de pelos no corpo, o aumento do tamanho do clitóris, mudança na voz, e a diminuição temporária nos ciclos menstruais", comenta.

O estudante M.A não tem vergonha de falar que já usou algum tipo de anabolizante. "Eu sempre fui muito magro, e não sentia segurança, sempre via meus amigos fortões e me sentia diferente e foi,então, que decidi entrar na Academia, mas só a musculação não estava dando resultados, até que um dia, um colega de treino, me indicou uma marca de anabolizante.Fiz algumas aplicações e, posteriormente, senti muita diferença no meu corpo, mas com isso, alguns efeitos me fizeram interromper o uso", comenta o estudante.

De acordo com o Personal Fitness, Fernando Domingues, é comum as pessoas se empolgarem quando iniciam uma atividade física. “A orientação de profissional é muito importante nesse período porque o corpo precisa se adaptar aos movimentos para depois começar a ganhar massa muscular sem precisar recorrer a suplementos.”

Por isso, é preciso pensar duas vezes antes de tomar qualquer substância. “Nunca use nada injetável sem recomendação médica. Não aceite recomendações de instrutores de amigos. Apenas um médico pode indicar hormônios, pois os riscos são grandes”, ressalta Milazzo.

(Publicado em 19/11/2014 - 19h52).

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/