Ageuniara

Biblioteca de Bocaina tem novos atrativos

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

14/11/2014

Com um espaço mais interativo, a Biblioteca Municipal Emmanuel Guedes inaugurou sua nova sala de leitura infantil. Situada na parte da frente do prédio, o local oferece mais conforto às crianças, além de trazer diversas opções de entretenimento. De acordo com a bibliotecária Rosângela Aparecida Varella, a sala conta com tapetes, almofadas, TV, baús de brinquedos, jogos e vários livros à disposição.

Até o mês de dezembro, a sala também receberá coleções de gibis da Turma da Mônica, Turma da Mônica Jovem e mangás. Além de atrair o público infantil, a biblioteca também pretende atrair os adultos. Recentemente, o prédio recebeu um acervo de 431 obras, entre livros, CDs e DVDs, do Projeto SP Leituras, que oferece anualmente às bibliotecas materiais para a renovação de acervo. As obras estão sendo catalogadas e logo estarão disponíveis para empréstimo.

Outra opção que estará disponível até o início de 2015 é o empréstimo de DVDs com filmes e séries de TV. A sala de informática também vem sendo renovada para oferecer conexão com a internet, para a realização de pesquisas e trabalhos escolares.

Além da reformulação do acervo e das salas, a biblioteca está envolvida com projetos como  A Hora do Conto, que é realizado periodicamente para interagir mais com as crianças e despertar o prazer pela leitura, e Pegue e Leve, iniciado este ano, que já liberou cerca de 1.000 livros ao público. As obras são colocadas em caixas em diversos pontos da cidade, onde a pessoa pode adquirir aquele que mais gostar. Vídeos em VHS também estão sendo disponibilizados, com grandes sucessos do cinema e documentários.

Para manter a biblioteca atualizada com as mais recentes publicações, Rosângela e a auxiliar Kátia Regina Marins estão sempre participando de encontros expositivos e eventos. Neste ano,  participaram no final de agosto, da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde puderam entrar em contato com editoras e autores, como Regina Drummond, que fez o lançamento do livro “O Blog da Bruxa”, e Concita Weber, que lançou “Adeus Alemanha Oriental”, sobre a queda do Muro de Berlim.

A Bibliotecária Rosângela afirma que o principal objetivo de terem ido a Bienal foi para fazerem contato com as editoras, ver os catálogos recentes de obras e terem  o contato direto com os próprios autores dos livros.  Através dos catálogos Rosângela entrará em contato os representantes das editoras na região. 

Rosângela ainda afirma que outra medida a ser tomada no futuro será a elaboração de um projeto junto ao governo do Estado para o recebimento de recursos exclusivos para investimento na biblioteca, que pretende aumentar cada vez mais seu público leitor.

(Publicado em 14/11/14 - 20h19)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/