mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Decoração natalina: cuidados necessários para uma montagem segura

Por: PATRIK TIAGO DA ROCHA

05/11/2014

Ao andar pelas ruas de Araraquara(SP), já é possível notar casas e comércios, enfeitados e iluminados com os mais diferentes tipos de decoração natalina.  Como já tradição da época, muitas famílias capricham com uma bela decoração, com muitas cores, luzes e brilhos. Um artigo imprescindível é a árvore de Natal.

A arte de montar a árvore, muitas vezes se torna uma atividade coletiva e divertida, seja em família ou no trabalho. Mas, alguns cuidados são necessários para não estragar a diversão, tudo deve ser feito com atenção e de maneira segura. Muitas das árvores de Natal disponíveis no mercado, são feitas de arames e material decorativo, por isso, os enfeites como as luzes devem estar bem isolados para evitar energização e acidentes.

Para o aposentado Luiz da Rocha, além de unir toda a família, a decoração natalina é como uma terapia. “Adoro reunir toda a família para fazer nossa decoração de fim de ano, cada um faz uma coisa e para mim é uma terapia” conta.

O eletricista Glauber Egídio Fontes, deixa dicas de segurança na montagem da decoração natalina. “Toda a fiação bem como tomadas devem ficar bem protegidas e fora do alcance das crianças e animais domésticos. Deve-se evitar os excessos de decoração, sempre se atentando para a carga instalada, para evitar sobrecargas dos circuitos elétricos”, explica.

De acordo com Fontes,  deve-se ter cuidados especiais em decorações externas e decorações de grande porte . “Quando a decoração de Natal externa é de grande porte, com potências elevadas, recomenda-se que deva ser feita por um profissional (técnico, eletricista ou, até mesmo, um engenheiro), para que tudo possa funcionar de maneira ordenada com o circuito elétrico.” Ressalta.

Para aposentada Maria Ordalia Neves, a segurança vem sempre em primeiro lugar. “Os  meus cuidados começam na compra do produto, escolho sempre os cordões de luz, mangueiras e piscas-piscas com boa procedência e certificados pelo INMETRO.” relata.  

Além das dicas que foram deixadas, vale lembrar que além da diversão na montagem das decorações natalinas, elas são um espetáculo a parte, dando mais brilho e ritmo as festividades de fim de ano.

(Publicado em 05/11/2014 -20h59).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/