mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Pássaros silvestres invadem Araraquara na primavera

Por: MICHELLE FRANZINI ZANIN

05/11/2014

Com o advento da primavera é possível observar várias espécies de animais e plantas que se sobressaem, colorindo o concreto das cidades. Em Araraquara(SP), destacam-se os periquitos-verdes que invadem a área urbana, voando sempre em grupos.

Os periquitos-verdes são aves da família psittacidae. Eles apresentam uma coloração básica verde. Vivem em media vinte anos.

Essas simpáticas aves se alimentam de frutas, flores adocicadas e insetos. Eles vivem em casais, e permanecem unidos a vida toda. No período de reprodução colocam em média quatro ovos.

"Esses animais são predominantes da Mata Atlântica. Este habitat está, aos poucos, desaparecendo, devido às queimadas, ao desmatamento para áreas de agricultura e construções de centros urbanos. Devido a estes fatores, os periquitos estão sendo obrigados a imigrar para as cidades", explica o biólogo André Cardoso.

Os periquitos verdes podem ser vistos em vários pontos de Araraquara, eles andam em grupos de quatro a seis indivíduos. O barulho feito por esses animais é inconfundível. O macho da espécie tem capacidade de imitar diversos tipos de som.

“Adoro esses animais. A beleza deles é inconfundível, me encanto com as cores vivas presente nas penas dessas simpáticas aves”, diz a aposentada Rosangela Vieira, moradora de Araraquara, que observa os pássaros em um parque próximo a sua residência.

"Um dos motivos para eles terem imigrado para Araraquara é a altitude da cidade, o município tem uma altitude de 664 metros e esta espécie mora em lugares de altitude máxima de 1.300 metros", destaca Cardoso.

Esta pequena ave, esta enchendo a cidade de alegria e música.

Seu vôo junto com o inconfundível pôr do sol de Araraquara é majestoso e faz perceber como a natureza é mágica.

Vale lembrar que os periquitos verdes são aves silvestres e não devem ser mantidos em cativeiro, quem os manter em cativeiro pagará multa e será processado por crime ambiental.

(Publicado em 05/11/2014 - 19h12).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/