Ageuniara

São Carlos conta com museu da Fauna e Flora

Por: VIVIANI REGINA MARCHI

25/10/2014

O museu da Fauna e Flora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos(SP), tem como objetivo difundir informações detalhadas sobre as diversas espécies de fauna e flora da região do Campus-I localizado no centro da cidade.

O projeto visa a criação de um museu virtual que através de um site, a população terá acesso as espécies catalogadas e disponibilizadas para acesso. O museu ajuda nas diversas pesquisas relacionadas ao meio ambiente da instituição.

O museu virtual será disponibilizado por meio de um portal web, o que possibilitará uma disseminação bastante ampla de informações das espécies da flora e da fauna do ICMC à toda a comunidade da região e mesmo de localidades mais distantes.

A região que se encontra o ICMC é muito arborizada compondo um ambiente com espécies arbóreas de grande, médio e pequenos portes e também um conjunto de pequenos animais e pássaros não catalogados.

A flora apresenta espécies como o pau-brasil, araucárias, ipê, pinhus entre outros e a sua fauna é formada, principalmente, por pássaros que se beneficiam das áreas arborizadas do Campus-I da USP.

O estudante, Paulo Sérgio Polli Junior, 23, morador de Boa Esperança do Sul(SP), aluno do curso de Sistemas de Informação na USP de São Carlos,faz estágio no museu da Fauna e Flora do ICMC.Ele realiza diariamente postagens do site do museu e afirma que a ideia do museu é meio abstrata, mas ajuda a comunidade a querer saber mais a preservar a natureza.

Segundo Polli, a visitação ao Instituto e para explorar sua flora e fauna, são livres e sem horário específico, mas o espaço para informações aos visitantes ainda está sendo estudado para ver como será montado.

A estudante, Stefania Reis,22, de São Carlos, até pouco tempo atrás, não tinha conhecimento sobre este museu e gostou muito do que conheceu.Ela afirma que achou o museu importante para a população, pois a conscientiza sobre a importância da preservação dos animais e das árvores em diferentes áreas da cidade.

O museu tem a intenção de fazer a manutenção das espécies, com a ampliação do espaço verde da Universidade, a identificação dos eventuais riscos para a fauna e flora e, também, estimular pesquisas voltadas para a fauna e a flora e promover a sustentabilidade ambiental.

Para maiores informações acesse: http://mff.icmc.usp.br/

(Publicado em 29/10/2014 - 20h23).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/