mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jaú é selecionada para implantação de curso de medicina

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

24/10/2014

Reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, definiu que 39 novas graduações de medicina serão abertas no país. Dentre os 205 municípios que manifestaram interesse em abrir uma faculdade de medicina, 154 formalizaram a proposta e foram visitados por equipe do MEC, que selecionou 39, dentre elas Jaú.

Com a aprovação do curso na cidade, a prefeitura teve que dar início a algumas reformas e construções para atender todos os quesitos do projeto, que está dentro do programa “Mais Médicos” e prevê a implantação de novos cursos visando o aumento da quantidade de profissionais. 

Segundo o prefeito Rafael Agostini, a prefeitura precisou se comprometer com a melhoria da estrutura dos equipamentos públicos e de programas de saúde existentes no município, como a construção de cinco novas unidades de saúde (UBS) por meio do programa Requalifica UBS e também de mais duas unidades básicas de saúde. Todas as obras já estão em construção.

Dentro desse plano de trabalho, a prefeitura se comprometeu junto ao Ministério da Educação a reformar nove unidades básicas de saúde já existentes no município. Neste ano, estão sendo reformadas sete dessas UBS’s, sendo que duas foram reformadas no ano passado. Além disso, a prefeitura fez parceria com três dos principais hospitais existentes na cidade e foi estabelecido, no projeto, o comprometimento por parte da Prefeitura de Jaú de iniciar a construção da UPA. A obra, iniciada em janeiro deste ano, está em estágio bem avançado, cumprindo as metas para a implantação do curso na cidade.

Os jauenses, principalmente jovens e estudantes, estão ansiosos com a implantação, já que surgirão novas oportunidades de estudos e possibilidades, além de ser uma sugestão para aqueles que querem cursar medicina sem ter que mudar de cidade e de casa.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro dos Reis, a abertura de novos cursos de medicina integra um conjunto de ações do Governo Federal para ampliar e interiorizar as vagas de graduação de medicina em todo o país.

Atualmente, existem 21.674 vagas de graduação em medicina autorizadas no Brasil. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais, como parte da política de interiorização do ensino superior adotada pelo governo federal. Até 2012, predominavam vagas nas capitais, que tinham 8.911, enquanto no interior havia 8.772 vagas disponíveis.

Ainda segundo o Ministro, a próxima etapa para a implantação dos cursos nas cidades selecionadas é o lançamento do edital, que deve ser publicado em breve, para apresentação das propostas das instituições privadas de educação superior interessadas.

Com as novas universidades, será possível garantir pelo menos mais duas mil vagas em medicina, que serão somadas às 4.199 já criadas pelo Governo Federal desde o início do Mais Médicos. A meta é sair dos atuais 374 mil médicos no país e chegar a 600 mil até 2026, o que garantiria a média de 2,7 profissionais por mil habitantes, semelhante à do Reino Unido, que espelhou o nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

As demais cidades selecionadas para a implantação do curso de medicina no estado de São Paulo são  Araras, Bauru, Araçatuba, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Limeira, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

(Publicada em 24/10/14 - 20h43)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/