Ageuniara

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar

Por: MARCELO ESTEVO DA ROSA

24/10/2014

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil alerta sobre uma grande massa de ar quente e seco que prevalece sobre quase todo o Brasil. O resultado é a baixa umidade do ar, destacando o interior de São Paulo como uma das áreas mais afetadas.

 Segundo a Defesa Civil, valores de umidade relativa abaixo de 12% representam estado de emergência. Entre 13 e 20% é caracterizado estado de alerta, e entre 21 e 30% é estado de atenção, segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 A Defesa Civil adverte que não se deve provocar queimadas em terrenos ou mato, e ressalta que é importante o reaproveitamento da água. Também aponta que o horário mais crítico para a baixa umidade é entre 14 e 17 horas e lembra a importância de umidificar o ar ou ambiente, principalmente nos locais fechados, com vapor, toalha molhada ou bacia com água.

 Fernando Guimarães, Médico Otorrinolaringologista, explica que os idosos, crianças e pessoas que sofrem de problemas respiratórios devem tomar algumas medidas preventivas. “A hidratação através da ingestão é muito importante. Além de uma boa hidratação, deve se evitar atividades físicas ao ar livre no período entre 10 e 17 horas, e evitar aglomerações e ambientes fechados”, alerta.

 Para o médico, entre os problemas causados pela baixa umidade relativa do ar, destacam-se as complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. 

 De acordo com Fernando, é normal ocorrer sangramento pelo nariz e muita dor de cabeça, quando a umidade está muito baixa. Neste caso, recomenda-se o uso de soro fisiológico nas narinas e nos olhos com algodão esterilizado. As crianças ficam mais sujeitas à virose e é importante que os pais e Prontos Socorros sempre utilizem soro fisiológico e a inalação, aponta. Ele aconselha que, aparecendo estes sintomas, é recomendável o acompanhamento de um especialista.

(Publicado em 24/10/14 -19h37)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/