Ageuniara

Parceria leva crianças a aprenderem noções sobre Empreendedorismo

Por: HENRIQUE RODRIGUES FONTES

07/10/2014

Uma parceria entre o Escritório Regional do SEBRAE-SP, em São Carlos (SP), e o projeto Social “Madre Cabrini”, permite que a partir da capacitação de seus professores, cerca de 120 crianças e jovens carentes, participantes do projeto, aprendam noções de empreendedorismo pela entidade, que já tem 30 anos. Os educadores do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) repassam os ensinamentos aos docentes, que multiplicam para os alunos.

O gerente regional do SEBRAE-SP, em São Carlos, Paulo Cereda, conta de onde surgiu o interesse em transmitir aos jovens esse tipo de conteúdo : "A ideia de ensinar crianças sobre empreendedorismo, foi inspirada em uma ação que começou nos Estados Unidos em 1998, chamada Junior Achievement. O SEBRAE adaptou este projeto e passou a incorporar o ensino em escolas municipais de várias cidades, com o nome de Programa de Educação Empreendedora para Crianças JEPP(Jovens Empreendedores Primeiros Passos)".

Sobre o programa, Cereda explica o que é ensinado para as crianças durante as aulas: “Os jovens aprendem o valor do dinheiro,  quando perceber uma boa oportunidade de negócio e, até mesmo, como ganhar dinheiro através do lixo”. O gerente diz ainda que os ensinamentos não servem apenas para quem pensa ser um empreendedor no futuro: “As aulas são importantes para todos, na vida é fundamental aprender a ter controle financeiro e saber administrar o que se ganha.”

A professora do projeto "Madre Cabrini", Larissa Pedrolongo, fala sobre a parceria com o Sebrae, que começou em janeiro. "Nós aprendemos o conteúdo correspondente aos sexto, sétimo, oitavo e nono anos, dividido em aulas semanais. A partir de julho, começamos a ministrar as aulas para as crianças e, agora, eles estão aprendendo sobre Ecopapelaria”.

Larissa diz o que as crianças estão achando sobre os ensinos do tema. “ Eles estão adorando e são muito interessados. Estão pesquisando sobre reutilização e guardando materiais em casa, como garrafas pet, caixas de leite, jornais, que são essenciais para a nossa aula. Com estes produtos, eles conseguem criar  mercadorias para vender", informa.

Projeto Madre Cabrini

O projeto tem como missão proporcionar serviço social, apoio educacional, complementação alimentar, assistência alimentar, moral, religiosa, cultural, emocional e recreativa às crianças e adolescentes. Fundado em 1984, atende atualmente 120 jovens carentes entre seis e quatorze anos. Quem quiser participar do projeto, deve ir até a sede, que fica na Avenida Paulo Sexto, sem número, no Jardim Cruzeiro do Sul. Mais informações pelo telefone (16) 3375-2057.

(Publicado em 08/10/2014 - 20h32).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/