mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Matão acrescenta vacina contra Hepatite A em seu calendário básico

Por: PAOLA MORAIS ROCHA GONÇALVES

24/09/2014

 

A Prefeitura Municipal de Matão(SP), nesse mês de setembro, acrescentou mais uma vacina em seu calendário básico de vacinação, a Hepatite A. A vacina é para crianças de 12 meses a dois anos.

A Hepatite A, é um vírus que entra no organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando inflamação neste órgão. O pediatra Luiz José Cerqueira, de Matão, explica como é a forma de transmissão da doença. “ O contágio da Hepatite A ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados com matéria fecal. A pessoa contaminada elimina o vírus nas fezes, podendo contaminar a água onde não existem condições adequadas de saneamento básico, com isso pessoas que tomarem ou ingerirem alimentos crus lavados com essa água infectada podem se infectar. Outra forma de se infectar é a falta de higiene, após ir ao banheiro, principalmente em crianças que levam as mãos na boca", informa o médico.

De acordo com ele, a vacina protege contra contaminação pelo vírus da Hepatite A, evitando o desenvolvimento de uma infecção aguda.

 Não há contra-indicação para crianças que possuem alguma outra doença, a não ser com histórico de sensibilidade, reações alérgicas a neomicina ou com crise anafilática.

Após a primeira dose ser aplicada, ela leva quatro semanas para ter seu efeito completo no corpo, posteriormente é aplicada a segunda dose, com intervalo de seis a 18 meses em seguida da primeira dose.

“Nós nem falamos tanto em efeitos colaterais e, sim, em reação adversa pós vacinal, que seria o aparecimento de eritema, sendo uma vermelhidão no local da vacina, uma leve dor, e um pouco de febre", esclarece a enfermeira responsável do Posto UBS "Dr. Waldemar Kfuri", Elisete Trovão de Sá, ao falar sobre os efeitos colaterais da vacina.

De acordo com Elisete, já foram vacinadas somente no Posto "Dr. Waldemar Kfuri", 35 crianças, tendo eficácia de 20 anos.

A vacinação esta disponível em todos os Postos de Saúde do município e o horário de funcionamento é de segunda à sexta feira, das 8h às 11h  e das 13h às 16h.

(Publicado em 25/9/2014 - 11h10).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/