Ageuniara

Tecnologia é utilizada como ferramenta vocacional

Por: VITOR HADDAD DO PRADO

24/09/2014

A escolha de um curso de graduação na hora de prestar o vestibular é uma decisão difícil, que todos jovens, que sonham em ingressar em uma universidade, tem que enfrentar. Mesmo com os diversos testes vocacionais e feiras de profissões disponíveis, muitos sofrem para encontrar a profissão que mais agrada e se encaixa em suas espectativas.

As tecnologias vivem em desenvolvimento constante e acelerado e novas ferramentas e oportunidades são criadas a todo momento. Tecnologia e educação sempre estiveram juntas, seja para apoio em pesquisas e novas descobertas ou em técnicas e ferramentas de ensino. Mas, hoje, seu desenvolvimento e mutação é tão rápido, que às vezes fica difícil sua assimilação e utilização correta.

De acordo com a coordenadora do serviço vocacional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Maria Beatriz de Oliveira, a Internet é uma ferramenta poderosa para auxiliar o estudante na hora da escolha do curso de graduação ideal, mas desde que, exista uma orientação e utilização correta.

Beatriz conta que orienta e ajuda os alunos a entenderem primeiro, qual é o seu perfil pessoal, para depois começarem uma pesquisa entre os cursos de graduação. "Alguns alunos têm dificuldade de entender a diferença entre os cursos de graduação e a profissão, de fato. Normalmente, eles entram em contato com um determinado profissional que passa a eles apenas sua visão", explica .

O aluno deve acessar fóruns e conversar com profissionais de diversas áreas de atuação, ao invés de buscar apenas um ponto de vista sobre determinada profissão e curso. Os jovens estão, cada vez mais, habituados com as novas tecnologias e imersos nelas. As escolas, cursinhos e universidades estão tendo que se moldar e estruturar suas atividades para atender a essa demanda e interesse dos jovens.

Segundo o estudante de Farmácia-Bioquímica da UNESP, Vinícius Melo da Silva, é preciso utilizar as diversas ferramentas disponíveis a seu favor. A Internet oferece muita informação, algumas muito úteis e outras inúteis, cabe a nós filtrar e utilizá-las da maneira correta. "Pesquisei tudo o que o profissional da área pode fazer no mercado de trabalho e usei também, para comparar as carreiras semelhantes e fazer a melhor escolha", explica Melo.

A partir de pesquisas na Internet, é possível entrar em contato com os diversos cursos de graduação e profissões, através de vídeos, textos de profissionais da área e bate papos, inclusive em redes sociais. Esse contato e "experimentações" virtuais tem sido um grande diferencial na hora do estudante escolher o curso ideal.

(Publicado em 25/9/2014 - 11h55).

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/