mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Festival Contato termina com aprovação do novo espaço

Por: THIERRY DE LIMA SANTOS

19/09/2014

Realizado entre os dias 8 e 14 de setembro, no Parque do Bicão, em São Carlos, (SP), o 8º CONTATO – Festival Multimídia Colaborativo. O evento, realizado anualmente pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e Coordenadoria de Cultura (CCult) da UFSCar, do SESC São Carlos, do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Carlos, apresentou vinte concertos de bandas de várias tendências, além de outras manifestações artísticas.

Neste ano, o tema escolhido pela organização foi o “sem filtros”. A cada edição, o CONTATO elege um tema a partir das pautas mais recorrentes da vida cotidiana e que se relacionam com a nuvem de temas do Festival, tais como tecnologias livres, democratização do acesso aos meios de comunicação, produção independente, economia solidária, meio ambiente, entre outros. De acordo com Fernanda Martucci, membro da organização do Festival, a ideia foi mostrar o corpo em movimento, “livre de estereótipos e influências, ou seja, o corpo livre e literalmente sem filtros”.

O evento foi  deslocado do campus da UFSCar para o  Parque do Bicão devido ao espaço mais amplo, seguro e de fácil acesso. "O parque está em processo de revitalização e o Festival apóia a utilização de espaços públicos como ambientes de cultura”, explicou Fernanda.

 Foram montados dois palcos de lados opostos no local, um no Teatro de Arena e outro no gramado, o que evitou os intervalos entre os shows e também estimulou a circulação dos participantes no parque, que foi tomado por várias intervenções artísticas, além da Feira de Economia Solidária

Neste ano, o evento contou com a participação de nomes já consolidados no cenário independente nacional, somando mais de vinte atrações musicais. Durante o Festival, houve apresentação das bandas AfroElectro, Sound Sisters, Radiola Serra Alta, Miss Bolívia, Ana Tijoux, Tika, Meia Dúzia de 3 ou 4, Cérebro Eletrônico, Celacanto, Projeto Ccoma, Coutto Orchestra, Os Mulheres Negras, Karol Conka e Otto.

Além dos concertos, esta edição do CONTATO trouxe mais de quarenta atrações culturais, que incluíram as artes literária, teatral, eletrônica e audiovisual, além de uma programação voltada a crianças no Contatinho e no Entre Descalço, que integrou atividades que uniram corpo e natureza.

Quanto às futuras edições do Festival CONTATO, Fernanda diz que a pretensão é realizar o evento mais vezes no Parque do Bicão e manter o mesmo formato, “inovando na programação artística e cultural”.

O Festival CONTATO

Criado em 2007, o Festival tem como objetivo colocar pessoas, ideias, projetos, expressões e pensamentos literalmente em contato, através de atividades de fruição e formação gratuitas. Além disso, o evento visa valorizar as diversas expressões artísticas, criando conexões entre cada uma.

Ainda de acordo com a integrante do Festival, o CONTATO é realizado de forma aberta e colaborativa, abrindo espaço para que qualquer interessado possa comparecer nas reuniões de produção, seja pessoal ou virtualmente. Nesse contexto, além das reuniões semanais realizadas na Rádio UFSCar, neste ano foi realizada a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE), uma disciplina ofertada pela universidade e que teve o intuito de estimular a cena cultural da cidade e a profissionalização dos produtores.

Para conferir as imagens do 8º CONTATO, clique aqui.

(Publicado em 19/9/14 - 20h36)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/