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Marketing digital cresce no interior paulista

Por: ANA CAROLINA BONONI MALANDRINO

04/09/2014

O Serviço de marketing digital vem crescendo cada vez mais no interior do Estado de São Paulo.  O marketing digital baseia-se em procedimentos relacionados com tecnologia da informação e comunicação.

O marketing digital traça estratégia para ajudar no desempenho de qualquer empresa no meio digital. Uma das principais redes sociais em que o trabalho ocorre é no Facebook, pelo fato de ser a rede social em que existem mais pessoas conectadas,porém também são utilizados  o Twitter, Linkendin, Instagram, entre outros.

O serviço de consultoria é uma das alternativas que as empresas procuram para cuidarem da sua imagem e,assim,as empresas escolhem quais ferramentas irão utilizar para cada conta.

A coordenadora de projetos digitais da WSI, uma agência de consultoria desta área, localizada em Araraquara (SP), Thais Leonel , comenta que o serviço de marketing digital é importante porque a tendência do cliente é procurar informação na Internet e quem está melhor apresentado ganha.  “O cliente deve estar onde o seu consumidor ou público alvo está”, afirma. E, no caso dos dias atuais, a empresa que não estiver conectada perde muito.

A coordenadora de projetos também comenta que os resultados acontecem dependendo do investimento na campanha, porém, geralmente, pelo menos três meses são necessários para se atingir o resultado esperado.

O planejamento da empresa de consultoria com o cliente acontece de acordo com o Brifing do cliente, para entender melhor seus objetivos, o mercado em que ele atua,quais são os seus produtos e quem seria o seu público alvo,para assim ser montado um projeto digital.

É muito importante estar em todos os locais onde os consumidores estão para saber tudo que é dito das empresas. Por esse e outros motivos é que as empresas do interior do Estado de São Paulo também vêm investindo nesse setor.

A coordenadora de projetos digitais na WSI,em Araraquara,Marcia Ceschini comenta que é feito um teste de publicação nas redes sociais,e o resultado é acompanhado pela empresa de consultoria contratada.

“Existem horários melhores para as publicações serem postadas”, comenta Marcia, como, por exemplo, o horário da tarde,porém se o Post é sobre um restaurante que abre para o almoço, deve ser inserido às 11h, para chamar o público para almoçar no mesmo.

Muitas vezes acontece de algum cliente insatisfeito comentar na página de uma marca ou até no conhecido ‘’Reclame Aqui’’ e, por isso, Marcia explica que a empresa de consultoria trabalha com um gerenciamento de crise,ou seja,uma prevenção antes mesmo do problema acontecer. Quando o cliente contrata a empresa já é apresentado esse serviço.

Marcia também recomenda aos seus clientes a não apagarem comentários de clientes insatisfeitos, e sim responder com educação e explicar o que ocorreu e, em caso de erro, assumi-lo.

O objetivo do cliente não deve ser o número de curtidas em uma página, e sim a interação da marca com público alvo. Para essa interação acontecer de maneira natural, Marcia aconselha que o conteúdo do Post seja interessante, pois assim o cliente faz uma ‘’publicidade gratuita’’ passando para as pessoas que esta satisfeito com o serviço da marca.

O planejamento não pode ser apenas online,deve ser trabalhado o offline também, como revistas e jornais,por exemplo, pois tudo é importante para marca. Porém, através do marketing digital, o alcance da marca é maior,tendo assim o número exato através de ferramentas de pessoas alcançadas.

(Publicado em  04/09/2014- 12h36)

 

 

 

 

 



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