Ageuniara

Projeto da Incubadora de Empresas de Araraquara é aprovado pela FAPESP

Por: DANIELLE GIBELLI CUMPRI

01/09/2014

A Incubadora de Empresas de Araraquara teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A empresa em questão é a Jet Química e seu projeto foi aprovado para um edital especifico em Pesquisa Inovativa de Pequenas Empresas (PIPE).

A Jet Química é uma das 14 empresas incubadas e obteve um financiamento de R$ 200 mil para realização do projeto, que se baseia na transformação da casca de arroz em sílica.

De acordo com o pesquisador sênior Ricardo Bonotto e o gerente executivo Lucas Campanha, apesar de ainda existir tradicionalidade na Incubadora, como empresas de prestação de serviços e confecções, um dos objetivos com a nova gestão é criar alta tecnologia.

Isso está se tornando cada vez mais possível através do spin-off, que é a transformação de pesquisadores de pós-graduação (mestrado ou doutorado) das universidades em empreendedores.

O programa de incubação é direcionado para micro ou pequenos empreendedores. Ao apresentarem suas ideias, é feita uma avaliação que determinará se o projeto será incubado ou não. O projeto sendo aprovado, a incubação da micro ou pequena empresa é feita em uma estrutura física disponibilizada dentro da própria Incubadora, por um tempo determinado. ”Eles possuem 24 meses para desenvolverem seus projetos e ficarem nessa estrutura física que é subsidiada, ou seja, pagam um valor muito menor do que se tivessem que alugar alguma sala ou escritório na cidade”, explica Ricardo Bonotto.

Bonotto esclarece que, durante o período de incubação, o empreendedor dispõe de todo suporte necessário nesses meses, seja administrativo, técnico, gerencial, entre outros, para que possa consolidar sua empresa e se estabelecer no mercado.

A Incubadora de Empresas  é um projeto do Governo do Estado, do CIESP e do SEBRAE, junto com a Prefeitura Municipal. Em Araraquara, as 14 vagas para incubação de empresas estão preenchidas e existe uma fila com mais de 30 empresas esperando por avaliação para ocuparem o lugar das que estão para se “graduar”.

A previsão é que em janeiro haja quatro vagas disponíveis para os empresários que estão inscritos, havendo possibilidade de serem desocupadas antes do previsto.

Os interessados em se inscrever devem acessar o próprio site da Incubadora (www.incubadora-araraquara.com.br) ou o site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br) e clicar no link correspondente.

(Publicado em 2/9/2014 - 17h37)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/