Ageuniara

Vendas do Dia dos Pais não atingem expectativa em Araraquara

Por: ANA PAULA DOS SANTOS RIOS

15/08/2014

A meta para 2014 seria de 3% acima do mesmo período de 2013, mas o comércio de Araraquara não conseguiu atingir nem mesmo os valores do ano anterior. 

Assim como em outras datas comemorativas do ano, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, os comerciantes araraquarenses estão sofrendo com a baixa nas vendas. O comércio não está obtendo crescimento em relação a 2013, deixando de criar novos postos de trabalho e acarretando até em demissões, em consequência de menores investimentos.

Segundo Antonio Deliza, presidente do Sincomércio de Araraquara, a queda nas vendas é reflexo da inflação em alta. “Com a alta de preços, o endividamento cresce, principalmente com cartão de crédito, além de que, as perdas de postos de trabalho na indústria refletem diretamente no movimento do comércio”.  

Para Deliza, algumas providências devem ser tomadas para que o problema não ocorra em outras datas comemorativas. “Com o mercado retraído, as promoções, liquidações e feirões são ferramentas para atrair clientes e tentar manter níveis de faturamento”.

E foi devido aos preços altos que a estudante de direito Vanessa Durigan Possa, 18 anos, acabou ficando sem comprar  um presente para seu pai. Segundo a estudante, a falta de trabalho influencia e a faz economizar muito. “Durante a Copa tentei não gastar quase nada, fiquei em casa para evitar perder dinheiro, mas mesmo assim acabei gastando com comida nos jogos”.  

Já a auxiliar administrativa Sandra Grego, 24 anos, confessa que esse ano pesquisou bastante antes de comprar o presente do pai. “Mesmo tendo gastado muito com reuniões entre amigos para assistir aos jogos, consegui ter mais tempo livre para poder procurar e escolher melhor o presente do meu pai”.

Mas a queda de movimento não ocorreu em todas as lojas da cidade. O gerente de uma loja de roupas, calçados e decoração, no centro da cidade, Reinaldo Dias de Lima, que o diga. Segundo Reinaldo, a sua loja teve um crescimento de 27% neste Dia dos Pais em relação ao ano passado. “A loja em geral teve um crescimento muito positivo, o que não ocorreu em outros estabelecimentos da cidade este ano”, afirma Lima.

(Publicado em 15/8/14 - 20h05)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/