Ageuniara

Araraquara terá ciclofaixa na Via Expressa

Por: ELDER CRISTIANO REVOREDO

30/05/2014

A partir de 1° de junho, Araraquara terá ciclofaixa na Via Expressa. Ela só vai funcionar aos domingos, das 7h às 16h. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com a Secretaria Estadual de Esportes.

Como a cidade vai receber os Jogos Regionais em junho, ela recebeu incentivos para investir no esporte. Com isso, a Secretaria Municipal de Esportes decidiu fazer a ciclofaixa na Via Expressa, além de também fazer uma cancha de malha para a cidade.

O projeto é que apenas uma faixa da Via Expressa vire ciclofaixa e somente nos domingos. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, isso é para não afetar o trânsito no local, pois durante a semana muitos veículos circulam por ali, inviabilizando a ciclofaixa.

A ideia da Secretaria de Trânsito é que, além de lazer, a ciclofaixa sirva para educar os ciclistas no trânsito. Eles terão que respeitar as leis de trânsito, como por exemplo, os semáforos, e não andar na contramão.

Com a ciclofaixa, trinta empregos serão gerados. Serão dois coordenadores, dois auxiliares administrativos, dois professores, dois assistentes de pista, dois mecânicos, nove bandeiras, oito montadores e três atendentes de tenda. Além disso, haverá cones e fitas para isolar a ciclofaixa e garantir mais segurança para os ciclistas.

Os funcionários serão contratados por dez meses, nomeados em cargos de confiança. Os bandeiras receberão R$ 100 por dia trabalhado, enquanto os outros receberão R$ 140.

Quem não tem bicicleta também poderá usufruir da ciclofaixa, pois a Secretaria Estadual de Esportes vai doar cem bicicletas grandes para a cidade, além de dez para crianças. Quem quiser uma bicicleta emprestada terá que fazer um cadastro na Secretaria de Esportes de Araraquara, localizada no Gigantão, e retirá-la na tenda que ficará em frente ao pátio da ALL.

Quem não sabe andar de bicicleta terá oportunidade de aprender. Haverá escolinha de ciclismo para todas as idades durante a semana, na praça Scalamandré Sobrinho, em frente a Arena da Fonte.

O estudante Diego Caldas Smirne gostou da novidade e diz que pretende passear de bicicleta com sua família. E também espera que cuidem bem das bicicletas. “Pretendo passear pela Via Expressa com minha família, mas como são cinco pessoas aqui em casa, não temos bicicleta para todos; por isso vamos pegar emprestada. Espero que a população e os responsáveis cuidem bem delas”.

Ciclofaixa x Ciclovia

A diferença da ciclofaixa com a ciclovia é que a ciclofaixa é destinada aos ciclistas durante uma parte da semana, enquanto a ciclovia é um lugar permanente, separado da via, fazendo com que os ciclistas possam andar por ali sempre.

A cidade já conta com três ciclovias permanentes. Elas ficam nos bairros Vale do Sol, Santa Angelina e Quitandinha, esta última dá acesso à UNESP.

Por enquanto, a cidade não tem plano para transformar a ciclofaixa em uma ciclovia permanente, nem de fazer ciclovia em outro lugar, pelo menos por agora.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/