Ageuniara

Concessionárias registram queda nas vendas de veículos zero km

Por: PATRIK TIAGO DA ROCHA

29/05/2014

Concessionárias de Araraquara(SP) registram fortes quedas nas vendas de modelos zero Km. Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) confirmam que houve uma queda 20% nas vendas de carro zero em todo País. O fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzidos e alguns itens que passaram a ser obrigatórios desde janeiro deste ano, como o AirBag e o ABS, encareceram ainda mais o modelo zero Km e as montadoras acabaram repassando esses custos para o consumidor.

Segundo o supervisor de vendas Horácio Terruggi Caron de uma grande concessionária da cidade, relata que no mês de abril, houve uma queda próxima dos 20% na venda de veículos zero KM. "Já houve uma queda maior que essa em setembro de 2008, quando o governo reduziu pela primeira vez o IPI, mas estamos trabalhando com ações mais agressivas, como preços e taxas especiais", afirma Caron.

Já o gerente comercial Marcelo Castro de outra grande concessionária em Araraquara, conta que realmente ocorreu essa queda no volume de vendas de modelos zero Km em nível nacional. Ele diz que nos últimos dez anos as montadoras nunca estiveram agressivas com o mercado, como no atual momento. "O IPI vem subindo gradualmente de acordo com estipulado, mas não é o IPI que atrapalha a venda de carro zero, o principal problema enfrentado para adquirir um carro zero KM é a falta de crédito", explica Castro.

O responsável por uma concessionária de carros importados na cidade e que preferiu não ser identificado, conta que o ano de 2014 começou com forte queda nas vendas de importados zero Km. "Como trabalhamos com uma linha 100% importado e uma alíquota de 30% para o IPI, isso prejudica muito as vendas", afirma.

De acordo o professor e economista Valdemar Azolini,coordenador do curso de Economia do Centro Universitário de Araraquara(UNIARA), as fortes quedas se devem as reduções nos prazos e as altas taxas de juros e que não há uma previsão otimista a curto prazo. "A própria redução do IPI é uma medida que o governo toma para tentar elevar a procura, mas o brasileiro também está acordando para a realidade, essa dificuldade de prazos menores, juros maiores, ele acaba percebendo que terá dificuldade ou, até mesmo, não conseguirá pagar o veiculo",. explica.

O vendedor Alcides Morais Braga,32, diz que sonha em adquirir um carro zero, mas a alta taxa de juros e o medo do endividamento o impedem de realizar o desejo. “Querer até quero, mas fico preocupado com o valor das parcelas” conclui.

Visando diminuir as quedas no setor, algumas concessionárias apostam em promoções da Copa, taxa zero, troca com troco, mas mesmo assim muitos clientes acabam desistindo da compra do Zero Km e ficam aguardando um melhor momento, como diminuição das taxas e um recuo nos preços.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/