mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Aplicativos de segurança viram febre entre fãs de tecnologia

Por: DAIANE CRISTINA DE SOUZA BOMBARDA

21/05/2014

Você já imaginou estar andando por uma região desconhecida e poder, em tempo real, ter informações sobre as principais ocorrências registradas nas redondezas? Ou ainda, avistar um automóvel em atitude suspeita e comprovar se ele consta como roubado ou furtado no sistema policial? Isso já é possível graças a aplicativos de celulares que vêm se popularizando entre os fãs de tecnologia.

Ferramentas como QAP Mobile e Checkplaca são exemplos de aplicativos que auxiliam no combate à criminalidade. Na escuta é o que a sigla QAP significa na linguagem policial, dita por meio do rádio amador, e é o que aplicativo promete fazer: alertar o usuário sobre a região em que está ou a que pretende ir.

O aplicativo funciona em smartphones conectados à internet. O manuseio é simples e, na maior parte do tempo, é praticamente automático.

Com a localização do GPS ativa, o dispositivo capta e mostra onde estão os lugares com maiores registros de ocorrências como roubo, homicídios, assaltos, tráfico, entre outros.Além de alertar o usuário em trânsito sobre os locais de perigo que estão pela frente.

Para o fisioterapeuta Eduardo Duci,de Araraquara(SP), a novidade é curiosa. Ele desconhecia essa tecnologia, mas ficou curioso e não descartou a ideia de uso.“Achei muito interessante. É uma forma de se proteger. Uma vez que você tem conhecimento sobre o risco que corre em determinado local, passa a evitá-lo”, afirma.

A base de dados do aplicativo é alimentada por usuários que compartilham o local, horário e informações extras sobre o crime que ocorreu e que ele até mesmo presenciou.

O Checkplaca é outro aplicativo que tem feito sucesso entre os usuários, uma vez que o sistema da ferramenta fornece dados gerais sobre determinado veículo, como se ele consta como roubado, furtado ou, até mesmo, clonado no sistema da polícia.

Depois de instalado, basta digitar a placa do automóvel para ter em mãos todas as informações do veículo que deseja consultar. Se algo estiver errado, uma informação sobre a atual situação do carro aparecerá destacada em vermelho na tela do dispositivo.

Para o delegado Elton Hugo Negrini,o usuário precisa ter certos cuidados ao utilizar essas ferramentas.“É um avanço tecnológico positivo, porém, a pessoa deve ter cuidado, afinal se trata de uma ferramenta movida via internet e que contém dados alimentados pelos usuário. É sempre bom ficar atento e, qualquer dúvida, sempre acionar a polícia”, avalia ele, que é responsável pela Delegacia de Investigações Gerais(DIG), de Araraquara.

A Secretaria de Segurança Pública também lançou um aplicativo que promete facilitar o acesso da população à polícia. A ferramenta Unidades Policiais de São Paulo foi desenvolvida exclusivamente para aparelhos móveis, como smartphones e tablets.

Ele auxilia a população a localizar as quase quatro mil unidades policiais do Estado de São Paulo, como delegacias e Batalhões da Polícia Militar. A localização é realizada por sinais transmitidos por satélites e possibilita o usuário encontrar o endereço, telefone e e-mail de cada unidade, e pode ser baixado gratuitamente por meio do site da SSP (www.ssp.sp.gov.br).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/