Ageuniara

Colecionadores se unem em exposição sobre Ferromodelismo

Por: MICHELLE FRANZINI ZANIN

30/04/2014

No último domingo (26/4), aconteceu o III Encontro de Ferromodelismo de Araraquara. O encontro foi realizado no Museu Ferroviário da cidade, localizado na Rua Antonio Padroso, s/nº, na área central.O evento contou com expositores e colecionadores de brinquedos antigos de diversas regiões do país.

Segundo Marcos Bomba, organizador do evento, os brinquedos possuem um importante significado, porque brincam com o mundo dos sonhos e promovem certo exercício físico. Um dos maiores colecionadores do Brasil, Bomba possui em sua coleção três mil itens, entre eles um raro boneco Falcon original.

Além de colecionar, Marcos Bomba também constrói maquetes de ferromodelismo e as mostra com frequência em diversas exposições na região de Araraquara.

Para M.S, colecionar se tornou uma obsessão, ela afirma que os objetos não são simples bens materiais, são parte importante de sua vida. Ela já chegou a se endividar em prol da sua coleção de itens variados da história do Brasil e conta com aproximadamente 5.000 artefatos. “Já recebi proposta de venda de um boneco Forte Apache por R$ 2 mil,mas não vendo,afinal são essas raridades que diferenciam os colecionadores."

“Gosto de realizar viagens para cidades históricas e acabo encontrando objetos fascinantes, normalmente perdidos em pequenos antiquários, acho legal garimpar. Não basta apenas colecionar um artefato, é essencial colecionar histórias, saber sobre a origem do que tenho em minhas mãos”, salienta M.S.

Mais do que colecionar e acumular lembranças, os colecionadores acabam por se unir e fazem através de seu hobby contatos que acabam se tornando a melhor parte de colecionar.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/