Ageuniara

Araraquara está em alerta no combate à dengue

Por: BIANCA ZANATTA ROCHA

02/05/2014

Araraquara (SP) registrou um aumento de 81% no número de casos de dengue em abril. Foram mais de 150 registros só em abril, enquanto que, nos meses de janeiro, fevereiro e março, os casos eram de 147 no total. A informação é da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde.

Conforme a Secretaria, embora o município já some mais de 300 casos em 2014, a situação ainda não é considerada de epidemia. A cidade anunciou que os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, está sendo reforçado.

O coordenador executivo da Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, ressaltou, em entrevista, a participação da população no combate à dengue. “Além da prefeitura, é importante que a população continue nos ajudando, mantendo suas residências limpas e evitando criadouros do mosquito.”

Feiz explica que os meses de fevereiro, março e abril são considerados críticos no combate à dengue, pois são os meses mais propensos para chuvas e essa umidade aliada ao calor é condicionante para as larvas eclodirem. Ele também alerta para a limpeza dos recipientes que podem ser transformados em criadouros. “Se as pessoas dedicassem 20 minutos por semana para investigar possíveis criadores, a cidade conseguiria minimizar bastante esses números”, alerta.

Desde julho de 2013, Araraquara também conta com o trabalho de conscientização do grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC), que tem como meta fortalecer os cuidados necessários para a prevenção e promoção da saúde contra a dengue.

Ações de combate estão sendo feitas diariamente e sempre que necessário as esquipes araraquarenses realizam bloqueios, pendências e nebulizações que impedem o alastramento da doença.

A Secretaria de Vigilância em Saúde pede que Araraquara “abra as portas” para o combate à dengue. A existência de locais que não estejam observando as orientações de prevenção, propiciando acúmulo de água parada, deve ser denunciada o quanto antes, pois combater a dengue é um dever de todos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/