mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jaú sofre com epidemia de dengue

Por: CAROLINA ALVES PEGORETI

02/05/2014

Jaú (SP), cidade com 126.943 habitantes (IBGE, censo 2010), sofre com a maior epidemia de dengue já enfrentada pelos seus moradores.

A cidade, conhecida por sua ampla produção de calçados femininos, está em alerta. São 2.249 casos de dengue confirmados até o dia 16/4, em mais de 4 mil notificações da doença, sendo que 1.107 pessoas ainda aguardam o resultado dos exames.

Durante todo o ano passado (2013), a cidade registrou 600 casos da doença e só no primeiro trimestre de 2014 foram 2.249 casos, sendo que três pessoas morreram em consequência da doença, deixando as autoridades da Saúde jauense preocupadas com a situação. A média é de 160 atendimentos médicos por dia, relacionados com o quadro da dengue.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o número de casos de dengue aumentou 82,3% no Estado de São Paulo. A cidade de Jaú está entre os dez municípios paulistas que reúnem 70% dos registros. Os outros são Americana, Campinas, São Paulo, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d’ Oeste, Boa Esperança do Sul, Casa Branca e Osasco.

Para combater as infestações do mosquito, ações de bloqueio e combate à doença contam com a ajuda de funcionários e agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) das cidades de Bauru, Marília e Presidente Prudente.

Agentes da Zoonoses estão fazendo o bloqueio de controle do criadouro do mosquito, enquanto outra equipe realiza a nebulização com a máquina Leco, acoplada a viaturas. Os bairros com maior incidência da doença são Conde do Pinhal, Nova Jaú e Sani.

O recomendado é que os moradores deixem portas, janelas e cortinas abertas durante a nebulização para facilitar a entrada do inseticida nas residências, visto que o mosquito Aedes aegypti também se encontra dentro das casas. Devem também fazer a prevenção, evitando água parada, entre outras medidas preventivas.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/