Ageuniara

Dança Circular Sagrada já pode ser praticada em Araraquara

Por: SIMONE FERRAREZI DE OLIVEIRA

02/04/2014

A dança Circular Sagrada (DCS), uma terapia que equilibra o corpo físico, emocional, mental e espiritual, já pode ser praticada em Araraquara(SP). A informação é da psicopedagoga e focalizadora de DCS, Andreia Moreno.

Segundo ela, a prática deste tipo de dança ajuda no autocontrole, no autoconhecimento e na autocura, ampliando a percepção, concentração e a atenção. "A dança ajuda a identificar a diferença entre as pessoas, ensinando cada participante lidar com os seus erros e com os de outros. Aprendemos com os erros, eles nos ajudam a melhorar, somos um grande e unido grupo”, completa.

Ela explica que com o passar do tempo a convivência gera intimidade e o participante aprende a confiar mais no outro, descobre que existe uma força interior maior.

A DCS é dividida em vários tipos de danças, sendo cada tipo indicado para auxiliar no tratamento de determinadas doenças, como as "danças meditativas" - indicadas para pessoas ansiosas, estressadas e agitadas - as "festivas" indicadas para depressão, além das danças curativas e terapêuticas. "São 38 tipos que correspondem aos 38 florais de Bach", finaliza Andreia.

Em Araraquara, os interessados em participar da DCS, podem procurar o grupo Roda Viva, com sede na Avenida Monteiro Lobato, 1724, no bairro São Geraldo. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras as 19h45.

Um pouco de história

A Dança Circular, sempre esteve presente na história da humanidade seja comemorando casamento, nascimento, plantio, colheita, como para brincar em roda. Mas, foi Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino, coreógrafo, pedagogo e pintor, que ao pesquisar este tipo de danças vivenciou o amor, a alegria, a amizade tanto para consigo, como para com os outros.

Em 1976, a dança passou a ser “Sagrada”, pelo fato de permitir que os participantes entrem em contato com seu "Eu", o divino que existe dentro de cada pessoa. No Brasil o movimento chegou por volta dos anos 80, através de Sarah Mariot que iniciou um trabalho de educação holística com as Danças Sagradas em Nazaré Paulista (SP).

Fonte:Blog:rodavivadcs.moreno.zip.net



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/