Ageuniara

Humanização torna mais agradável o atendimento nos hospitais de Araraquara

Por: VITOR HADDAD DO PRADO

03/04/2014

A humanização deve estar presente em diversos pontos do hospital. No ambiente e clima interno do hospital, no atendimento ao público e na sua infraestrutura. Com um projeto de humanização bem elaborado é possível ver benefícios no relacionamento entre os funcionários do hospital e uma melhora efetiva no humor dos pacientes.

O ambiente hospitalar costuma ser estressante para o paciente, pois, na maioria das vezes, ele está fragilizado e não deseja estar ali. E também para o funcionário que sofre uma constante cobrança. A ideia do trabalho de humanização é minimizar esses efeitos e tornar o ambiente mais acolhedor e agradável, para que o paciente se sinta mais à vontade e esqueça um pouco de sua situação e das complicações. “Isso faz com que o próprio paciente consiga uma recuperação melhor”, explica o Gestor Administrativo Hospitalar da Unimed de Araraquara(SP), Marcio Cocchieri Botelho.

Os projetos de humanização estão presentes tanto nos hospitais públicos, quanto em particulares. Nos hospitais públicos são formados os Grupos de Tratamento Humanizado(GTH), onde uma equipe é designada para colocar em prática o projeto de humanização naquela unidade. Já nos hospitais particulares, cabe a administração do hospital a formação desse grupo e planejamento de ações e atividades que incentivem a humanização.

Existem legislações que obrigam algumas práticas de humanização em ambos os hospitais, como a lei nº 11.108 que dá o direito à gestante de um acompanhante nos períodos de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Mas a maioria das ações e práticas partem de iniciativas tomadas pela própria administração dos hospitais ou dos GTH formados.

Para a responsável pelo projeto de humanização do hospital Gota de Leite, Maria Raquel Campilho “a humanização é essencial” e deveria ser natural no processo hospitalar.

Com a divulgação e incentivo de projetos como estes, os hospitais de Araraquara vem se tornando referência em humanização na região.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/