Ageuniara

Inglês Sem Fronteiras ajuda estudantes a fazer intercâmbio

Por: RODRIGO ZUZZI FERRARI

28/03/2014

O Programa “Inglês Sem Fronteiras” realizado pelo MEC, recentemente adotado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem como objetivo trabalhar e preparar os alunos para os testes de proficiência (TOEFL e IELTS) já que uma grande quantidade não conseguia obter a pontuação ideal para fazer o intercâmbio e estudar fora do país. Os testes de proficiência são essenciais para que os estudantes consigam atingir o objetivo de fazer o intercâmbio, custeado pelo governo.

A professora Ana Cecília Fernandez informa que desde janeiro de 2014 as aulas de proficiência já acontecem na Federal. O curso tem duração média de dois meses e a cada fim de ciclo novas vagas são abertas.

A pontuação do aluno é que determina o tempo que ele poderá ficar fora do país para estudar Inglês. Cada aluno deverá previamente estar cadastrado no "My English Online" (método de avaliação de conhecimento sobre inglês) e estar no nível 3.

Em vista disso a UFSCar está oferecendo cursos de um mês de duração para preparar aqueles que não possuem o nível 3 de conhecimento e desenvolver o nível exigido pelo programa. As aulas esclarecem as exigências acadêmicas e sociais dos programas de intercâmbio e oferecem uma introdução aos testes de proficiência. O objetivo da atividade é fazer com que o aluno entenda como funcionam as universidades estrangeiras.

As inscrições abrem por três a quatro dias e são divulgadas duas semanas antes, nas redes sociais e no blog do programa (www.isf-ufscar.blogspot.com.br), onde os estudantes encontram os horários e locais das aulas. As deste mês de março se encerram no dia 31 e as aulas terão início no dia 7 de abril. Quando esse ciclo terminar, será aberto novo período de inscrições.

A professora Ana Cecília complementa dizendo que como o projeto possui fila de espera a cada mês, será estendido para todo este ano.

Os alunos de todas as áreas do conhecimento de graduação de qualquer instituição pública poderão se cadastrar no "My English Online" e participar dos testes de proficiência. Já os alunos de instituições privadas só poderão se inscrever e participar se obtiverem uma pontuação igual ou superior a 600 no ENEM.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/