Ageuniara

Futebol americano universitário movimenta USP em São Carlos

Por: BRUNO MOURA DE LIMA

08/11/2013

O segundo torneio de futebol americano universitário realizado na USP de São Carlos nos dias 2 e 3 de novembro, contou com a presença de seis universidades: USP são Paulo, UFABC (Universidade Federal do ABC), UFLA (Universidade Federal de Lavras), UNICAMP, UFSCar e USP São Carlos que, juntas, forman um time, o São Carlos Bulldogs football. Cerca de trezentas pessoas acompanharam o torneio.

Em relação ao conhecimento do público sobre o esporte, Carlos Rocha, atleta de São Carlos, diz que o esporte está chegando agora ao Brasil e aos poucos conquistando seu espaço. Existem duas ligas nacionais e a visibilidade aumentou, mas o futebol americano está muito longe de ser tão popular como nos Estados Unidos. Lá o esporte movimenta bilhões de dólares e a maioria da população tem seu time e frequenta os estádios. O Super Bowl, a final da liga americana de football, é o evento televisivo mais assistido do mundo.

A LUFA - Liga Universitária de Football Americano, é a responsável por organizar o evento. Claudio Linhares, presidente da liga, disse que tem projeto para levar o campeonato a outras cidades, mas ao que tudo indica a próxima edição acontecerá novamente em São Carlos e será realizada no primeiro semestre de 2014, sem data definida ainda. As universidades interessadas em disputar o torneio devem entrar em contato com a LUFA por e.mail ou Facebook.

Em 2013 o Politécnica Rats foi o campeão do torneio, vencendo a final contra o UNICAMP Eucalyptus. O time da USP São Paulo, que foi vencedor também na primeira edição em 2012, é considerado experiente e leva certa vantagem sobre os outros times, ainda considerados amadores.

Bruno da Silva Gomes, atleta de Campinas, declarou o campeonato mostrou a superação da equipe e também o grande potencial. "Os resultados nem sempre mostram o que realmente foi a partida; acredito que fizemos três jogos dignos de serem televisionados e de deixar qualquer um que estava assistindo empolgado", avaliou.

Vitor Lovato e Danilo Pereira são atletas de São Carlos e se disseram satisfeitos com o terceiro lugar. Fizeram um convite para quem quiser conhecer o esporte para comparecer à USP São Carlos, campus 1, no campo de futebol às quartas e sextas feiras, a partir das 18h30.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/