mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Festival musical incentiva a formação de novas bandas em Santa Lúcia

Por: MILTON CERQUEIRA LEITE JUNIOR

08/11/2013

O Festival Rock nos Trilhos proporciona há três edições uma tarde musical para moradores de Santa Lúcia e de cidades vizinhas. O evento, criado em 2010, tem como principal objetivo despertar o interesse das pessoas pela música e incentivar a formação de novas bandas.

Realizado ao ar livre, na Praça da Estação, ponto histórico da cidade, o evento é uma iniciativa do torneiro mecânico João Minali. Junto com dois amigos, também apaixonados pelo ritmo, decidiram investir na ideia.

“A galera que gosta de rock sempre quis fazer um festival, mas faltava liderança, organização, local, apoio, bandas para o evento. A partir da ideia, chamei dois grandes amigos e decidimos fazer o festival. Fizemos uma vaquinha e o resultado foi bom e resolvemos realiza-lo anualmente”, contou MInali.

Para aumentar a interatividade entre o público e as bandas, uma pequena plataforma foi instalada para as apresentações. Somente na última edição, cerca 1.200 pessoas passaram pelo evento durante todo o dia para prestigiar as mais de 25 bandas e apresentações solo.

Segundo o organizador, a maior participação no festival é de cidades da região, como Matão, Dobrada, Américo Brasiliense e Araraquara.

“Santa Lúcia tem poucas bandas de rock; 90% das que participaram são de outras cidades e a grande maioria do público também. Não quero grande público, quero algo aconchegante e caloroso, por isso o resultado é ótimo”, revelou.

A última edição Rock nos Trilhos foi elogiada pelo público e pelas bandas participantes. Para o baterista da The Assault, Vitor Rinaldi, o festival foi bem organizado. “O Rock nos Trilhos foi muito bom, desde a infraestrutura até o palco. Foi uma experiência nova para nós tocarmos em um local como este”, disse.

A interatividade entre os expectadores e as bandas também contribuiu para o bom resultado da edição 2013 do evento. “A galera foi bem receptiva, todos superanimados, e a nossa banda estava totalmente focada para fazer um ótimo show. Dedicamo-nos e treinamos muito para ter um bom repertório e poder proporcionar um som de qualidade”, contou Rinaldi.

Esta foi a primeira participação da banda araraquarense The Assault, mas já existe um interesse nas próximas edições. “Gostamos demais de termos nos apresentado e com toda certeza vamos acompanhar o evento”, afirmou.

Para o auxiliar de produção João Márcio Pila, 23 anos, o festival incentiva crianças e adolescentes a se interessarem pela música, além de contribuir para a cultura local. “O festival é um programa para pessoas de paz e de bem. Em nenhuma das edições tivemos ocorrência de brigas ou qualquer problema”, comemorou.

João Márcio, espectador assíduo do evento, já garante estar presente em 2014. “Estarei em todas as futuras edições. E viva a boa música”, exaltou.

O evento também foi acompanhado desde a primeira edição pelo estudante Caio Corrêa. Para o jovem, de 18 anos, o festival abre portas para novos talentos, além de proporcionar um estilo de música diferente das ouvidas, ultimamente, na cidade.

“O festival é muito válido para a cidade, mesmo não contando com o apoio da prefeitura. Um evento que está recebendo um número maior de público a cada edição”, disse.

Apesar do bom resultado, João Minali afirma que o seu objetivo ainda não foi alcançado e que pretende realizar outros projetos culturais.

“Mesmo com um grande público para o porte do evento, ainda falta uma maior participação dos moradores de Santa Lúcia. Além de conquistar este público, eu tenho um projeto de sarau nas escolas, envolvendo a população, alunos e pais”, disse.

As bandas interessadas em participar do evento, que se realiza anualmente no mês de julho, devem se inscrever antecipadamente, entrando em contato com a organização. Para o público interessado em prestigiar o evento, a entrada é gratuita.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/