Ageuniara

Hemonúcleo Regional de Araraquara implanta doação por agendamento

Por: NATALI FABIANA SILVA

16/10/2013

O Hemonúcleo Regional de Araraquara (SP) implantou na semana passada o sistema de agendamento de doações. Desde o dia 1 de outubro já está disponível para que a população agende um horário. Se a pessoa não tem tempo de chegar e esperar na fila, pode ligar e agendar um horário e quando chegar, será atendido imediatamente.

Cristina Zaniolo Gibran Di Nardo, que é assistente social do Hemonúcleo, explica que mesmo com o funcionamento contínuo, ainda falta atingir um número mínimo de doadores no dia. Contando que o sangue tem prazo de validade e é preciso ter em estoque todos os dias. A inciativa tem objetivo de atrair mais pessoas e oferecer mais opções de horário.

A expectativa é de 40 a 60 doações por dia. Nos mês de setembro esse número caiu e se mantém até então.Cristina ressalta que o método comum de doação de sangue continua funcionando normalmente. Para doar basta comparecer no Hemonúcleo portando um documento de identificação.

Segundo ela, o método tem dado resultados positivos e até aumentado a procura, porém ainda precisam melhorar.

Há dois anos,o estudante de Administração,Edmar Araújo, doa sangue e para ele, esse método é mais uma opção. "Principalmente para gente que estuda e trabalha, isso já facilita muito e nossa vinda no Hemonúcleo",diz.

Requisitos básicos para doar sangue

De maneira geral, o possível doador deve ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos deverão ter autorização dos responsáveis); pesar no mínimo 50kg; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido alimentação gordurosa nas quatro horas antes da doação e apresentar um documento original com foto emitido por órgão oficial.

O Hemonúcleo Regional de Araraquara fica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista(UNESP), na rua Expedicionários do Brasil, 1621, Centro. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h ao 12h. Para agendar um horário ou tirar dúvidas o telefone é o (16) 3301-6102.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/