Ageuniara

Projeto de leitura em Monte Alto conta com alunos e professores

Por: DRIELE BEATRIZ PEDROSO DIAS

09/10/2013

O número de crianças e adolescentes leitores cresceu muito dos últimos anos. O lançamentos de clássicos como Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo ajudaram muito a despertar o interesse dos que estão nesse processo de formação acadêmica e intelectual.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Lucy Ramos Coutry, de 50 anos, de Monte Alto(SP), o estímulo vem de casa. "Porém, não necessariamente de pais leitores assíduos de livros, e sim daqueles que valorizam a leitura simples, como a Bíblia, bulas de remédio, e pais que se interessam pelo desempenho e incentivam os filhos na escola”, observa.

Estar sempre informado sobre o desenvolvimento escolar do aluno, é essencial, mas se engana quem pensa que só os mais quietinhos lêem. “Quando a criança começa a praticar a leitura, é visível a evolução em sua expressão oral e escrita, mas não influencia no comportamento” diz Coutry.

Na escola "Jeremias de Paula Eduardo", em Monte Alto, existe um projeto de leitura, chamado “Cantinho da leitura” coordenado pela professora Célia Ferreira de Paula, 46 anos, e o objetivo principal, é incentivar a leitura, para aperfeiçoar a escrita.

O projeto reúne alunos de 11 a 15 anos para discutir e trocar livros, e tem dado bons resultados. “O período visado era o da tarde, afinal de contas, era o mais problemático em relação ao desempenho, houve um aumento significativo nas visitas à biblioteca”, afirma Célia.

A bibliotecaria e professora Rose Finatti, 36, diz que a organização da biblioteca conta muito para que os alunos se interessem. “As cores e títulos fazem muita diferença, afinal de contas, eles escolhem mesmo os livros pelas capas. Em 2012 houve 806 retiradas, durante o ano todo, e até setembro, o número saltou para 1.843”, revela.

Mariana Dorta tem 13 anos e está na sétima série do ensino fundamental.Ela conta que o interesse pela leitura surgiu de um clássico moderno. “Há uns dois anos eu ganhei o primeiro livro da saga do Harry Potter, desde então, não parei mais, tenho um grande acervo, mas meus preferidos são as séries como Crepúsculo e Jogos Vorazes”.

Já Alicia Possadas, de 14 anos, diz que sempre gostou de ler. “Gosto de ler desde que aprendi, mas nos últimos tempos tenho assiduidade, a escola me ajuda muito, e estou auxiliando agora no Projeto Cantinho da leitura, isso me ajuda muito mais, e me aproximo de meus colegas”.

O projeto de leitura funciona todos os dias e conta com os alunos para a melhoria. Eles levam para casa não apenas os livros, mas muita diversão.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/