Ageuniara

Médico cowboy tem vida dupla

Por: MICHELLI HALEISSA SOARES

09/10/2013

O médico ginecologista obstetra, Henrique Geraige,37 nascido e atuante em Barretos(SP) é dedicado à medicina e se divide entre seu consultório particular e o hospital.

A medicina é uma tradição familiar do doutor Geraige,como é conhecido. Há quatro gerações, todos os filhos homens são praticantes da medicina, mas nem todos tiveram a mesma paixão que ele tem pelo rodeio.“Sempre fui muito ligado ao campo e por curiosidade e modo de escape comecei a praticar o bulldogging no rodeio”, diz. E o que parecia ser uma válvula de escape para sua rotina incansável de trabalho tornou-se um esporte que também precisava de treinamento e dedicação do doutor Geraige, que passou a competir nos rodeios.

O bulldogging é uma modalidade conhecida como "pegar o touro à unha". A prova é disputada em duplas. O peão, chamado de "buldogueiro", no caso Henrique, compete ao lado de um "esteireiro",seu irmão Regis Geraige ,que também é cirurgião, e o acompanha em uma montaria, sempre à direita do garrote.

A sincronia da dupla é fundamental, na velocidade e precisão. O peão salta do cavalo em movimento, para agarrar o garrote pelos chifres. O objetivo é, com o corpo e as mãos, virar o pescoço do animal, de forma a derrubá-lo no chão, no menor tempo possível.

Se para realizar um parto o doutor Geraige precisa de delicadeza e atenção, no bulldogging ele precisa de muita velocidade e força, embora suas duas paixões exijam técnica, são bem distintas uma da outra.

“A única comparação entre minhas paixões é que tanto na medicina quanto no rodeio é preciso amor e dedicação para executá-las , são totalmente diferentes, e a intensão era essa , fazer algo totalmente desafiador ”, lembra o doutor Geraige.

Com tantos afazeres ele ainda arruma tempo para outras modalidades dentro do rodeio , além de ser bulddogueiro e ter a ajuda do irmão , faz questão de retribuir e acompanhá-lo na prova de laço onde faz dupla com Regis Geraige.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/