mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Mulher de 65 anos faz curso de pedreiro em Araraquara

Por: ALINE FERRAREZI DE OLIVEIRA

25/09/2013

A costureira Nôemia da Silva, de 65 anos, moradora do bairro Selmy Dei, em Araraquara (SP), chamou cerca de 10 pedreiros em um período de quatro anos para terminar sua casa. Como nenhum conseguiu finalizar a obra, cansada de esperar, ela resolveu aprender a profissão de pedreiro.

Segundo a costureira, ela se matriculou em um curso de mão de obra e, após a conclusão, resolveu fazer sozinha o que os pedreiros não fizeram. “Em julho coloquei em prática o que aprendi, fiz o contrapiso da área e, há 25 dias, eu mesma coloquei piso na minha sala, sem ajuda de ninguém. Eu preparei a massa, fiz as medidas dos cantos, cortei os pisos de 45 centímetros e fui colocando, quando vi a sala estava com o piso completo, levei das 16h até às 21h30”, conta.

Para Nôemia não é fácil encontrar pedreiros que cumpram o acordo boca a boca. “O último que trabalhou em casa abandou a obra, o material de construção que sobrou estragou e ele levou meu dinheiro, pois paguei adiantado”, lamenta.

De acordo com o advogado Igor Sita, de Araraquara, para qualquer tipo de construção é necessário fazer um contrato formal com o pedreiro. “O dono da obra tem que recolher o ISS para o pedreiro, caso o contrário cai na dívida ativa do município. A responsabilidade do material tem que ser determinada no contrato também e tudo o que estiver acordado vale. Inexistindo contrato, a responsabilidade é do dono da obra”, orienta.

Segundo Nôemia, a oportunidade de realizar o curso foi a melhor solução. “O curso que fiz foi gratuito e promovido pela prefeitura com parceira do Senai, nele aprendi a parte de revestimento, de alvenaria, pintura, preparação para cuidar de uma casa, mexer com a máquina de tinta a óleo, hidráulica, elétrica, entre outros. Tenho até certificado, foi muito gratificante. Acho que todos que tem interesse devem fazer”, indica.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/