Ageuniara

Centro de Referência diz que 90% de casos envolvem agressão à mulher

Por: FERNANDA MOREIRA TOLENTINO

04/09/2013

As denúncias de violência contra a mulher aumentaram em Araraquara (SP). Dos casos atendidos, no Centro de Referência da Mulher, 90% envolvem agressão e estão relacionados à violência física e verbal.

No ano passado foram registradas 41 notificações, porém sabe se que ainda existe muitas mulheres que evitam fazer as denúncias. E, na maioria dos casos, a agressão é feita pelos próprios companheiros.

E é ai que surge o Centro de Referencia da Mulher, que tem um papel muito importante nessas questões, pois são eles que fazem as estruturas essenciais do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.

A gerente do Centro, em Araraquara, Jessica Fungimoto, relata que o objetivo é promover o fim da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar como : psicológico, social, jurídico, de orientação e informação à mulher em situação de violência. “O Centro de Referência deve exercer o papel de articulador dos serviços dos organismos governamentais e não-governamentais que integram a rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência”, explica.

Assim suas funções se baseiam em aconselhar a mulher em momentos de crise, porque a experiência da violência se constitui em um momento de crise para a vítima, e por temer sua vida entrar em choque, negação, descrença, amortecimento e medo. Uma resposta efetiva em um momento de crise pode evitar ou minimizar o efeito traumático.

O Centro também oferece atendimento psicossocial que tem o objetivo de promover o resgate da autoestima da mulher em situação de violência e sua autonomia, auxiliar a mulher a buscar e implantar mecanismos de proteção e/ou auxiliar a mulher superar o impacto da violência sofrida.

O aconselhamento e acompanhamento jurídico é importante, pois a maioria das mulheres, em situação de violência, têm seu primeiro contato com o sistema de justiça e de segurança pública em decorrência dessa experiência de violência.

Dessa forma, o objetivo é evitar que a mulher volte a ser vítima, com isso, o Centro de Referência oferece o aconselhamento jurídico e acompanhamento nos atos administrativos de natureza policial e nos procedimentos judiciais, informando e preparando a mulher em situação de violência para participação nessas atividades.

Mas os trabalhos vão além desses, a psicóloga do Centro de Referencia de Araraquara, Gisele Santos, conta outras atividades que o espaço da mulher oferece e são de extrema importância. Como, por exemplo, as atividades de prevenção. “O conhecimento sobre a dinâmica, tipos e o impacto da violência contra a mulher são elementos essenciais para a desestruturação de preconceitos que fundamentam a discriminação e a violência contra a mulher”, observa.

Os serviços que integram a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência atendem efetivamente as suas beneficiárias diretas, por meio do trabalho de sensibilização e de oficinas, palestras de variados cunhos relacionados a mulher e etc. Os contatos com a comunidade e/ou mídia devem se referir à situação da violência contra a mulher na localidade em seus aspectos gerais e não individuais. “O sigilo e a privacidade devem ser assegurados sempre", ressalta a psicóloga.

Avanços foram alcançados na prevenção e combate à violência contra as mulheres aqui de Araraquara, com a implantação do Centros de Referência, porém o desafio que ora se apresenta é que esse espaço, bem como os demais que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência atuem efetivamente de forma a consolidar a implementação de uma política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Centro de Referência da Mulher de Araraquara, se encontra na Rua Voluntários da Pátria, 1.648. O telefone para contato e maiores informações é o (16) 3333-6582. O local funciona das 9h30 as 17h de segunda a sexta-feira.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/