Ageuniara

Ambulantes ilegais concorrem com lojistas em Araraquara

Por: ILEONI SANTOS DE JESUS

27/06/2013

A Rua 9 de Julho, principal via do comércio de Araraquara, está agrupando ambulantes que atuam de forma irregular na cidade. Os lojistas queixam-se da concorrência desleal na venda de produtos a preços menores porque esses comerciantes informais não pagam impostos ou aluguel.

Na visão do analista de loja Jonathan Oliveira, a presença dos ambulantes traz prejuízos aos lojistas. ”Temos alvará de funcionamento, pagamos impostos e aluguel. Os ambulantes não tem essas despesas,vendem os produtos mais barato e o consumidor acaba optando por esse comércio”.

O desemprego e os baixos salários oferecidos no mercado formal acabam levando muitos trabalhadores para o mercado informal dos vendedores de produtos que se instalamr nas calçadas.

”Os ambulantes são pessoas que sobrevivem desse trabalho. Por ter baixa escolaridade, falta alternativa de emprego e eu dependo disso para me sustentar”, contou o ambulante Bruno Costa.

A Prefeitura explica que quando a fiscalização flagra ambulantes que estejam trabalhando de maneira irregular apreende as mercadorias, além de cobrar multa. Para atuar legalmente eles precisam de nota fiscal e alvará.

As operações contam com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Entretanto, ressalta que o município realiza uma série de ações para organizar e incentivar o trabalho de forma legal e regular.

Existem áreas pré-determinadas em que os ambulantes não podem trabalhar. Na Rua 9 de Julho, por exemplo, só podem trabalhar ambulantes regulamentados junto à prefeitura. “Em eventos especiais, como aniversário da cidade, Natal e shows, os interessados em vender produtos nas ruas são cadastrados pela prefeitura e selecionados para trabalhar exclusivamente nestas datas”, informou a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Araraquara.

“Os ambulantes tem o direito de trabalhar mas deveriam ser cadastrados e se identificar com carteirinhas para atuarem legalmente”, sugeriu o comerciante Demétrio Albieri.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/