Ageuniara

São Carlos promove curso de teatro destinado a pacientes em tratamento de câncer

Por: ABNER AMIEL CARMO DOS SANTOS

24/06/2013

A prefeitura de São Carlos, junto com a Secretaria da Saúde e a Coordenadoria de Arte, promove pela primeira vez o curso de teatro para pacientes que lutam contra o câncer. O curso contará com 40 vagas por turma com a duração de três meses. O início das aulas está previsto para o dia 17 de julho.

Para a coordenadora do Grupo de Apoio Interdisciplinar para Pacientes com Câncer de Mama (Gaicam), Alessandra Groppa, a iniciativa é importante à medida que abre espaço para que os pacientes se manifestem também. “Isso porque a arte trabalha o espaço da expressão e o teatro é o melhor caminho para essa livre expressão dos sentimentos”, analisou.

"Voltado para pessoas em tratamento contra o câncer, o teatro é um recurso terapêutico e de expressão riquíssimo, um veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e auto cuidado, elevando a autoestima", ressalta a professora de teatro Solange Moreno.

Segundo Moreno, a atividade de representação de personagens cria um espaço de reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada participante, promovendo a consciência corporal, a auto percepção, a socialização e a troca de experiências no contexto grupal, auxiliando na vivência mais consciente do próprio cotidiano.

“O foco desse trabalho usando o teatro como proposta de apoio psicológico é ajudar pessoas a crescerem, enfrentarem a si mesmas, entrarem em contato com seus vários eus e experimentar um processo de cura ou minimização de problemas diversos através da técnica teatral”, comopleta Solange Moreno.

Para a chefe da Divisão de Teatro da Coordenadoria de Artes e Cultura, Maria Alice de Oliveira Rizzo, “queremos que todos sintam-se alegres e que cada participante fique mais próximo da cura e do bem estar". O grupo, afirma Maria Alice, agrega pessoas que se importam com os pacientes que lutam contra o câncer. "Esse é nosso papel. Essa é nossa parte”, enfatiza.

As inscrições podem ser feitas na bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos que fica na Rua 7 de Setembro 1735.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/