mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

ONG de São Carlos desenvolve ações socioambientais para comunidades ribeirinhas

Por: ABNER AMIEL CARMO DOS SANTOS

24/05/2013

O Núcleo de Apoio a População Ribeirinha da Amazonia (NAPRA), com sede em São Carlos(SP), desenvolve ações socioambientais integradas em comunidades localizadas no norte do estado de Rondônia.

Atuando junto com os moradores das comunidades, o NAPRA vem buscando promover a formação de estudantes e o aprimoramento de profissionais para intervenção comunitária no contexto amazônico, propiciando a vivência e o engajamento com os ribeirinhos.

Todo mês de julho de cada ano, grupos de universitários e profissionais de varias especialidades, residentes no estado de São Paulo, levam atendimento multidisciplinar às comunidades do Baixo Rio Madeira.

Segundo Diego da Costa, que já foi um dos voluntários do NAPRA, a novidade trazida pelo grupo nos últimos anos foi uma antena com conexão via satélite, com canal exclusivo, que permite serviço 24 horas. “Pela primeira vez naquela região, foi possível fazer funcionar a telemedicina (atendimento online), mantendo contato com médicos de São Paulo e Manaus para o beneficio dos ribeirinhos”, salienta Costa.

Um outro voluntário, Fernando Alves, disse que as equipes de medicina, farmácia e enfermagem, atuando juntas, chegam a atender cerca de 800 ribeirinhos por mês. “A gente não sabe se ensinamos, ou aprendemos mais com os ribeirinhos”, ressalta Alves.

As comunidades diretamente apoiadas se localizam no norte do estado de Rondônia, zona rural do município de Porto Velho, em uma extensão de aproximadamente 200 quilômetros às margens de um dos mais importantes rios amazônicos, o rio Madeira, e nas proximidades de três Unidades de Conservação Federais.

As equipes atuam de forma transdisciplinar e em estreita parceria com os moradores das comunidades. As ações desenvolvidas buscam melhorar as condições de saúde, gerar trabalho e renda de forma sustentável, aprimorar a educação e fortalecer a organização social das comunidades.

Os associados da ONG passam por um intenso processo de formação que inclui atividades preparatórias nos segmentos de educação, saúde, sustentabilidade, economia e cultura, para a atuação com as comunidades.

Quem deseja mais informações sobre o NAPRA pode visitar o site www.napra.org.br.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/