Ageuniara

Jaboticabal adere ao programa nacional contra as drogas

Por: NAIARA FRANCINE DEL VECCHIO

22/05/2013

A prefeitura de Jaboticabal (SP) aderiu ao programa “Crack, é possível vencer”, e está atuando para diminuir a violência da cidade e combater os problemas gerados pelo uso de drogas.

Representantes das secretarias de Educação, Saúde, Governo, Obras, Assistência Social, e Câmara Municipal se reuniram no dia 10 de abril para debater sobre o assunto e definir quais serão os membros do Comitê Gestor de Combate ao Crack.

Segundo informações do site do programa: wwww.brasil.gov.br/crackepossivelvencer, o governo federal lançou o programa "Crack, é Possível Vencer" para trabalhar em parceria com estados, municípios e a sociedade em três eixos: prevenção, cuidado e segurança.

De acordo com o site, no total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014 que serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.

O alto índice de violência na cidade vem assustando os moradores e os deixando inseguros em suas próprias casas. Roubos e furtos estão altamente relacionados ao uso constante de drogas por parte de usuários que praticam essas ações para conseguir manter o vício. Grande quantidade de entorpecentes também foi aprendida nos últimos dias.

Segundo a secretária de Assistência Social, Eliete Travaine Lopes, o objetivo é criar uma política pública de combate ao crack no município.“Estamos nos unindo para elaborações dessa política pública para que possamos melhor acolher e tratar o usuário de crack”, afirma.

“A adesão ao programa tem como principal objetivo resgatar a dignidade humana dessas pessoas, a qualidade de vida e sua reinserção no grupo familiar e na sociedade”, complementa o secretário de Governo, Sérgio Ramos.

A iniciativa já foi tomada com a criação do Comitê Gestor. Agora o grupo vem trabalhando para criar o plano de ação que será encaminhado ao Governo Federal para avaliação e aprovação. “Quando aprovado, os municípios passarão a receber recursos específicos para aprimorar as ações”, finaliza a secretária.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/