mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Crianças expostas à poluição podem ter problemas respiratórios na fase adulta

Por: LUIS RONALDO CASTELLI MENDES

03/05/2013

Foi constatado que a exposição neonatal a poluentes ambientais predispõe a doenças pulmonares na fase adulta, principalmente a asma. O estudo foi realizado com a orientação da professora Soraia Katia Pereira Costa, do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP).

A pesquisa, que foi feita em ratos nas suas primeiras semanas de vida, mostrou uma reação exacerbada aos estímulos ambientais alérgicos e infecciosos, onde os animais ficaram muito sensíveis e predispostos a doenças.

O poluente utilizado na pesquisa, o 1,2 naftoquinona, é um dos componentes resultantes da queima de diesel, encontrado no petróleo e, ainda, na indústria para fabricação de plásticos, corantes, e inseticidas.

Apesar de existirem mais de cem tipos de poluentes atmosféricos, no estudo foi escolhido o que é mais comum em cidades grandes, presente na exaustão do diesel.

Os resultados mostraram que os animais expostos ao poluente apresentaram reação alérgica muito mais exacerbada quando comparado ao grupo de controle. Isso significa que qualquer estímulo ambiental mínimo vai desencadear uma reação inflamatória pulmonar, alérgica ou não, muito mais intensa. No grupo controle não foi observada essa resposta mais intensa à exposição ao poluente, embora ambos desenvolveram alergia à proteína.

Existe pouca informação e estudo sobre este poluente, que na sua fase gososa e líquida, libera partículas na atmosfera.

A importância do estudo abrange não apenas doenças respiratórias mas também é possível a investigação sobre o câncer.

Essa reação intensa do organismo ocorre porque os animais expostos ao poluente ainda são muito imaturos em relação à resposta imunológica. A exposição ao naftoquinona aumenta a expressão e ativação dos receptores TOLL 4 no pulmão. Esses receptores estão associados com a resposta inflamatória inata. Então, na vida adulta, essa resposta acaba se tornando muito mais intensificada diante de um segundo contato com o estímulo poluente.

Outro motivo da escolha desse poluente, foi o fato de ele ser uma proteína que tem a capacidade de desencadear uma resposta alérgica.

A melhor compreensão da interação entre poluentes eliminados na exaustão do diesel e os componentes da imunidade inata de pessoas suscetíveis poderá fornecer evidências adicionais para o entendimento da fisiopatologia das doenças inflamatórias das vias aéreas, como a asma, além de estimular o desenvolvimento de novas classes terapêuticas, ou adicionais à terapia existente, para essas patologias.

“Para reduzir os impactos da poluição é necessário reduzir a frota de carros, retirar carros velhos do trânsito e investir no transporte coletivo”, afirma Soraia.

O estudo contou com a colaboração da farmacêutica Karen Tiago dos Santos e dos pesquisadores Marcelo Muscará, Wothan Lima e Jean Pierre Peron.

A pesquisa também foi contemplada com o prêmio de melhor trabalho de apresentação oral, no Congresso Internacional de Poluição Ambiental Urbana, que aconteceu em Amsterdã, na Holanda, de 17 a 20 de junho de 2012, que visa promover a divulgação da ciência e da tecnologia na área da saúde e toxicologia, estimulando a criação de cidades saudáveis e habitáveis, e de políticas de controle da poluição ambiental urbana.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/