mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Cursos especiais capacitam pessoas com Síndrome de Down

Por: HELOISA HELENA ZANONI

26/04/2013

Pensando na conscientização e introdução de portadores de Síndrome de Down no mercado de trabalho, o Senai, em parceria com o Espaço Kaparaó, promovem cursos voltados para alunos especiais.

A pedido do grupo Conviva Down, associação criada por pais de portadores de síndrome de Down de Araraquara, os cursos de culinária especial, geléias, doces de frutas, panificação e informática são ministrados por professores que sentem a cada dia a evolução e o entusiasmo dos alunos.

Durante os cursos, os jovens assimilam noções básicas de culinária para cozinhar arroz, feijão, batatas e preparar carnes, saladas e sobremesas, entre outras refeições.

Um portador de Down pode e deve ter uma vida completamente normal. Estuda em escolas qualificadas e após completar o período escolar é totalmente capacitado a ser introduzido no trabalho.

Para a psicóloga Daniela Carvalho, responsável pelo Kaparaó, é gratificante e se aprende muito convivendo com os alunos portadores de Down, pois são muito determinados.

A lei de inclusão, que estabelece vagas em empresas com mais de cem funcionários para pessoas com deficiência física, transtorno mental ou Síndrome de Down, está em vigor há 22 anos e o descumprimento pode acarretar em multa entre R$ 1.410,79 e R$ 141.077,93. Muitas vezes o desrespeito deve-se à pouca oferta de oportunidades de trabalho pelas empresas que ainda resistem e têm preconceito em relação à capacidade profissional dessas pessoas.

Pensando diferente de muitas empresas, uma rede de lojas que atua em dezesseis estados comunicou a abertura de oitocentas novas vagas para portadores de necessidades especiais, inclusive para suas lojas de Araraquara. Além desta oportunidade, a Prefeitura de Araraquara criou um banco de currículos para pessoas com qualquer tipo de deficiência. O trabalho de inclusão social já tem 117 cadastrados e muitos já conseguiram voltar ao mercado de trabalho.

As empresas podem participar do trabalho de inclusão social e contratar uma pessoa com deficiência mesmo que tenha poucos funcionários. Basta procurar os bancos de currículos ou entrar em contato por telefone e pedir o perfil dos candidatos.

Os bancos de currículos de Araraquara estão localizados na Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, que fica na Rua Carvalho Filho (rua Zero), nº 162, no Centro. O telefone para contato é o (16) 3332-7253. E-mail: aepcd@araraquara.sp.gov.br.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/