Ageuniara

Aniversário de Borborema gera polêmica entre funcionários públicos

Por: GUSTAVO ALVES DA SILVA TEIXEIRA

12/04/2013

A Prefeitura Municipal de Borborema realizou, entre os dias 17 e 24 de março, vários eventos em comemoração aos 87 anos de emancipação política do município. Ao ser divulgada, a programação de eventos gerou polêmica e questionamentos, principalmente entre os funcionários públicos, quanto ao custo que o evento teria para os cofres da prefeitura.

A atual administração iniciou, no mês de janeiro, uma severa campanha de diminuição de despesas, com o pretexto de pagar uma dívida de mais de R$ 2 milhões deixada pela administração anterior.

A mais ousada das medidas econômicas foi o corte total do benefício salarial conhecido como “bônus”, que variava entre 10% e 40% do salário base e era pago aos funcionários públicos pela gestão passada.

O corte causou várias discussões e paralisações que apenas cessaram quando o atual perfeito, Virgílio Amaral, declarou em entrevista ao jornal "A Tribuna", de Borborema, que assim que possível, seria realizada uma reestruturação no pagamento de todos os funcionários.

No dia em que foi divulgado o calendário dos eventos, várias manifestações foram publicadas nas redes sociais, questionando os custos. “Dinheiro pra pagar os funcionários não tem, mas pra pagar showzinhos vocês conseguem” e “Gente vivendo sem saneamento básico e a cidade gastando com perca de tempo” foram algumas das mensagens postadas.

Foram realizados mais de 13 eventos, dentre eles shows, apresentações culturais, projetos da região, encontros e campeonatos, e a prefeitura municipal não divulgou nenhum valor referente a esses gastos. A redação entrou em contato com algumas das atrações que participaram do evento e todas elas afirmaram não ter cobrado pela apresentação, cabendo à prefeitura apenas as despesas de transporte e alimentação dos artistas.

O evento foi encerrado no domingo (24/3) e, apesar dos protestos, obteve publico expressivo.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/