Ageuniara

Projeto ajuda na formação de cidadãos ensinando futebol

Por: FERNANDO HENRIQUE STIVALETTI VITOR

05/04/2013

O Espaço Criança é um projeto que busca melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com idade entre 5 e 15 anos, além de contribuir na formação de bons cidadãos. O ensino da prática de futebol é o meio adotado para buscar os objetivos do projeto.

O projeto foi fundado em 2004 por Luiz Carlos da Silva, ex-jogador de futebol profissional. Luiz foi obrigado a parar de jogar ao sofrer uma fratura na coluna após um acidente de carro. Para fazer o tratamento da coluna e morar próximo aos seus familiares, Luiz mudou para Araraquara, onde deu inicio ao projeto.

“Eu queria ter condições para criar um projeto de aparência para as crianças, todas uniformizadas, limpinhas e que pudessem frequentar um ambiente agradável, com ensinamentos básicos e técnicos da melhor qualidade possível. Fazer com que todas as classes sociais se unissem e respeitassem uns aos outros, sem descriminação”, explica Luiz. “Não tive dinheiro, mas tive muita vontade e determinação, acreditando que tudo seria possível, e foi”, conclui.

Além das aulas de futebol, são realizadas atividades recreativas e educativas com o intuito de preencher o tempo livre das crianças, afastando-as da violência e do uso de drogas. As aulas acontecem duas vezes por semana, tendo duração de uma hora e meia para cada categoria nos períodos matutino, vespertino e noturno.

O projeto também atende cidades da região como Rincão, Américo Brasiliense, Santa Lucia, Gavião Peixoto, Nova Pauliceia, Nova Europa e Tabatinga. Em nove anos de existência, o Espaço Criança já atendeu mais de 600 jovens e pelo menos 16 atletas têm contrato com times profissionais como o Santos F.C , Grêmio, Coritiba F.C , Cruzeiro e Ferroviária.

Para que os atletas se mantenham no Espaço Criança, é realizado um acompanhamento escolar todos os bimestres. A ONG solicita cópia do boletim das crianças, para que sejam analisadas notas e frequência.

O Espaço Criança se mantém através de doações e patrocínios, que estampam suas marcas nos uniformes do projeto e dessa forma é feito o pagamento dos professores. A Prefeitura de Araraquara colabora emprestando o espaço do Jardim Botânico para a realização das aulas e sempre que necessário, fornecendo transporte aos atletas.

Para fazer doações ou entrar em contato com o Espaço Criança, acesse: http://www.espacocrianca.org.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/