mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Recém-formados relatam expectativas sobre oportunidades de emprego

Por: AMANDA CÂNDIDO NOGUEIRA

03/04/2013

Encontrar cidades no interior paulista que oferecem oportunidades de emprego na área escolhida por recém-formandos não é muito comum de se ver, dependendo da área de formação escolhida.

Muitos se deslocam de sua cidade natal em busca de estágios para adquirir mais experiência na área que escolheram para ter como profissão. Alguns têm que esperar até o final do curso para poder seguir com a carreira.

“Por ser formado em moda e amar a capital paulista pela vida noturna, São Paulo me oferece muitas oportunidades na área, além de ser um cenário que proporciona um relacionamento interpessoal e cultural muito abrangente. É a capital da moda no Brasil, então é mais um motivo para a concretização de um sonho pessoal e sucesso profissional”, afirma recém-formado em moda Rafael Luís Borges, de 22 anos.

Borges prepara-se para deixar Araraquara(SP) ainda no final desse ano. “Só estou acertando tudo por aqui e, depois, pretendo partir para São Paulo”, diz, animado com a possibilidade de em breve estar deixando a cidade.

Para estudantes de jornalismo que procuram explorar outras áreas além do impresso, Araraquara oferece poucas opções, levando estudantes como o graduando Artur de Francischi Haddad a considerar a possibilidade de viver e por em prática o jornalismo em outra cidade. “Eu gostaria de morar em outra cidade, porque acho que tem mais locais para se trabalhar na minha área do que aqui em Araraquara. Acho que temos mais possibilidades”, diz.

O mesmo aconteceu com a estudante do último ano de jornalismo, Débora Camargo de 23 anos, que deixou Ibitinga(SP) para cursar jornalismo e estagiar, na área, em São Carlos(SP). “Eu mesma não pretendo voltar tão cedo para Ibitinga. Estudo em Araraquara e faço estágio na área de comunicação em São Carlos. Assim que me formar em Jornalismo pretendo cursar Ciências Sociais na UFSCar para reforçar minha formação de comunicadora, afinal não tem como você escrever sobre os problemas de uma sociedade que você não conhece”, destaca.

Segundo Débora, Ibitinga é uma das cidades que não oferecem recurso algum na área de educação, por isso muitos estudantes deixam suas casas todas as noites para correr atrás do sonho e acrescenta: “Quando eu decidi que iria fazer jornalismo expliquei para minha família que fazer pedagogia estava fora de cogitação, turismo nem pensar e como não nasci para exatas, não queria cursar administração (únicos cursos de graduação oferecidos em Ibitinga), o jeito era pegar a estrada e correr atrás do sonho”.

Escolha certa

Mas, nem todos tem a coragem de deixar tudo pra trás em busca de um sonho. O receio de deixar tudo de lado em busca de algo incerto deixa muitos graduados trabalhando em algo fora de sua área por conta da incerteza de que algo possa dar certo ou errado, se deixarem sua cidade para viver em uma maior, onde as oportunidades são maiores.

“Eu acho importante as pessoas tentarem buscar os lugares onde existe condição, onde existe emprego, então sair para trabalhar é uma opção", diz o professor Samuel Gatti Robles, docente do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Araraquara(UNIARA).

"Aconteceu comigo também de estudar fora de São Carlos. Morei fora durante um tempo, trabalhei durante um ano e meio em Piracicaba. As pessoas tem procurar, às vezes, um lugar fora porque é onde tem uma opção de trabalho", completa Robles.

"Quem procura uma coisa fora precisa ver se existem oportunidades e também ver se essas oportunidades se encaixam na cidade onde a pessoa vive e se irão atender o que a pessoa está querendo", aconselha o professor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/