Ageuniara

Unesp Araraquara oferece curso de informática para a Terceira Idade

Por: FABIANNE SOUSA FARIAS

16/11/2012

O projeto internet para a Terceira Idade, faz parte do núcleo da Universidade Aberta à Terceira Idade da Unati/Unesp, e desde 2006 já promoveu, para mais de 140 pessoas, o acesso à internet e a oportunidade de compreender desde um simples clique, até enviar e receber e-mails e anexar documentos.

Um grupo de docentes da área de Matemática, Estatística e Computação do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unesp, de Araraquara, criou, em 2006, um Portal para a Terceira Idade tendo como ponto de partida o curso de informática básica para pessoas nessa faixa etária.

O curso é ministrado pela professora e coordenadora do projeto, Edivani Viante Dolta, que conta com o apoio de estagiários da rede pública estadual e também com monitores da Faculdade de Odontologia da Unesp. São atendidos até 20 alunos por turma, com duas horas semanais, mas a fila de espera para o próximo ano já está completa.

Segundo a coordenadora Edivani, num primeiro momento os conteúdos são trabalhados através de aulas expositivas, com o auxílio de um projetor multimídia, enquanto os estagiários e os monitores auxiliam e dão assistência individual a cada aluno. “É utilizada uma linguagem simples durantes as aulas que, juntamente com as atividades propostas, foram especialmente elaboradas para atender a essa faixa etária da população”, comenta.

Jocelyn de Souza Melo, de 81 anos, foi um dos alunos do curso e conta que o contato com o mundo virtual o fez abrir os olhos para um universo incrível que ele desconhecia. “O curso foi ótimo e a equipe é muito boa! Precisamos saber lidar com as novas tecnologias, senão paramos no tempo”.

Outra aluna do curso, a dona de casa Marlene Falconi, de 65 anos, disse que “o curso era exatamente o que estava faltando para que a terceira idade pudesse aprender informática, uma vez que em uma escola de informática há a necessidade de frequentar as aulas com pessoas bem mais jovens, e portanto, com dificuldades diferentes. No nosso caso, o grupo era bem homogêneo, o que facilitou o aprendizado”, explica Marlene.

Para Silvestre Neto, estudante de Odontologia e monitor do projeto, os alunos são muito aplicados. “Todos que participam têm muita vontade de aprender; o que para nós é facilmente compreensível para eles é novo e desafiador, mas eles evoluem muito ao longo do curso”, enfatiza.

Além de informática, a Universidade Aberta à Terceira Idade, Unati ,promove outras atividades artísticas e culturais. Para 2013, a coordenação local pretende implantar cursos de idiomas.

Para mais informações sobre os projetos da Unati/Unesp em Araraquara, e como fazer para se inscrever, o telefone é o (16) 3301-6941.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/