mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

População de Jaboticabal é carente de sites de notícias locais

Por: FÁBIO RODRIGO PENARIOL

26/10/2012

A população de Jaboticabal está carente de um site de notícias de referencia na cidade, pois quando os moradores querem se informar sobre os acontecimentos do município através da internet esbarram em sites sem manutenção ou pouco atualizados, o que dificulta na busca pela informação cotidiana.

A cidade conta com alguns jornais impressos, emissoras de rádio e sites de notícias. Os impressos são semanais, ou seja, o leitor aguarda pelas notícias por sete dias; as rádios são as mídias de maior abrangência de assuntos e o veículo jornalístico de maior competência na divulgação das notícias; e por fim, os sites de notícias, que é o setor menos aproveitado no município.

O noticiário online não é unanimidade no jornalismo em Jaboticabal devido a diversos fatores, entre eles: mau planejamento, escassez de conteúdo para abastecimento dos sites, poucos profissionais capacitados, falta de divulgação do próprio trabalho e poucos anunciantes.

Para Nei Calveti, coordenador da equipe de Tecnologia, Informação e Comunicação da Prefeitura do município, não existe um site de notícias de grande ou médio porte na cidade pela falta de coragem ou oportunidade das pessoas do ramo. “Não tenho como avaliar o custo da implantação deste mecanismo de comunicação, mas não deve ser alto, acredito que falta coragem ou oportunidade para alguém investir nessa área”, afirma.

Calveti também comentou a questão da divulgação do produto. “No mundo atual acho que é impossível viver sem mídia online e em nossa cidade falta esse tipo de comunicação e, se existe falta divulgação”, comenta o coordenador.

A reportagem da Ageuniara entrou em contato com Vitor Collos, publicitário de uma empresa de Jaboticabal que dá suporte a sites de vários segmentos e ele comentou sobre o mercado das notícias online. “Há um ciclo que não pode terminar, os editores postam conteúdos interessantes, o público acessa, o site fica mais conhecido e gera renda através de anúncios”, esclarece o publicitário.

Segundo Collos, um veículo de notícias online prospera quando há um bom planejamento que inclui alguns requisitos no início do projeto, tais como: quantidade de administradores e editores, fluxo de notícias, importação de notícias de bases externas, galeria de imagens, sistema operacional do servidor onde o site será hospedado, entre outros.

A reportagem da Ageuniara ouviu Roseli Pereira da Silva, que é gerente comercial do jornal A Gazeta, que falou sobre as dificuldades em manter o site atualizado. “Nosso site está em manutenção e as dificuldades que enfrentamos são a falta de profissionais capacitados; e quando há profissionais eles querem cobrar preços abusivos”, comenta Roseli.

A Ageuniara tentou entrar em contato com os administradores do jornal Tribuna, que segue padrões parecidos com o Gazeta, porém, não obteve respostas.

O estudante Rafael Beraldo, de 23 anos, morador de Jaboticabal, disse que um bom veículo de informação online faz falta para a cidade. “Gosto de me manter informado, ouço bastante rádio, mas se houvesse um bom site de notícias seria melhor, pois as pessoas ficam sem saber o que se passa pela cidade enquanto estão no trabalho e a internet facilitaria o acesso à informação”, explica.

A internet é uma mídia muito poderosa devido ao seu longo alcance, facilidade de acessar e de postar conteúdos, porém, não é bem aproveitada, principalmente quando se fala em jornalismo em cidades que não pertencem a grandes centros econômicos ou culturais.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/