mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

IBCD coloca Jaboticabal entre as 15 primeiras cidades digitais do país

Por: FÁBIO RODRIGO PENARIOL

17/08/2012

Jaboticabal foi eleita a 15ª cidade digital do Brasil. A constatação foi feita pelo Índice Brasil de cidades digitais (IBCD). O município ficou à frente de todas as cidades da região de Ribeirão Preto, que veio logo atrás, conquistando a 16ª colocação.

Foi distribuído um questionário com dez questões extensas para as cidades inscritas no IBCD, e os principais motivos que alavancaram Jaboticabal para a boa qualificação foram a rede de internet sem fio e o monitoramento das principais ruas do município, que é feito pela ronda escolar. Além disso, das dez escolas municipais da cidade, três possuem laboratórios de informática abertos à população. A posição no ranking é fruto do projeto Jaboticabal Digital, que foi iniciado em 2009 pela prefeitura.

Para o programador Mateus Benetti, 23 anos, a inserção da rede sem fio na cidade é um grande avanço. “Esse sistema é bom, pois o sinal é estável, além disso, acredito que será uma tendência nas prefeituras da região”, comenta.

Entretanto, como é comum em diversos municípios do país, há problemas em alguns serviços oferecidos na cidade, tanto na qualidade de sinal da rede sem fio – que não alcança alguns pontos cegos – quanto nas escolas municipais, pois nem todas possuem estrutura para atender a população.

Segundo a diretora da EMEB “Professor Milton Mattos Braga”, Luci Ana de Faria, a sala de informática da escola não é utilizada nem pelos próprios alunos. “Isso se deve ao fato da escola ter sete computadores antigos e impróprios para uso, sendo que dois estão quebrados”, explica a diretora.

A reportagem da Ageuniara procurou o Departamento de Informática de Jaboticabal para saber porque a escola não possui um laboratório adequado. O responsável pelo setor, Nei Calvetti, informou que os computadores foram instalados quando a escola era estadual, e só a partir de 2009 foi municipalizada. “Como o material foi doado pelo estado, não é tão simples descartá-lo, deve ser feito um levantamento para que a prefeitura instale novos equipamentos”, argumenta.

Calvetti também explicou sobre como funciona a rede sem fio, que é composta por rádios bases que interligam as secretarias e a prefeitura através do sinal captado por antenas. As antenas são fabricadas pela Motorola e o preço varia entre R$ 500 e R$ 700. Além do sinal de antenas, também há sinal wireless em algumas praças e órgãos públicos da cidade. “O sinal wireless já está se expandindo pelas escolas e em breve estaremos contratando monitores para trabalhar nos laboratórios de informática das escolas”, afirma.

Monitoramento e ronda escolar

Jaboticabal dispõe de um sistema de monitoramento que conta com dez câmeras de alta resolução e mais 16 câmeras no Paço Municipal, que funcionam durante dia e noite. Quem comanda o monitoramento é a polícia militar.

Segundo relatos policiais, as câmeras estão sendo muito úteis, pois já ajudaram a impedir delitos no centro da cidade e, além disso, alguns suspeitos já foram reconhecidos e abordados após os furtos. Outro benefício citado é a captura de assaltantes de carros, quando os veículos furtados foram monitorados e recuperados pela polícia em seguida.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/