mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Museu destaca Ciência em São Carlos

Por: RAÍSSA DE AZEVEDO VITULLI

27/09/2012

O Museu de Ciência "Profº Mário Tolentino" que pertence à prefeitura e à Secretária de Educação, localizado em São Carlos (SP),tornou-se um novo ponto turístico na região e que proporciona conhecimentos com interatividade em tecnologia, ciências e artes.

Inaugurado recentemente, tem apenas seis meses de visitação e demorou dois anos para sua construção. Segundo o coordenador do Museu, Paulo Milanez, a demora foi causada pela grande infra-estrutura. “O que antes era só uma garagem tornou-se um Museu numa área nobre e central da cidade”,observa.

A escolha do nome do Profº Mário Tolentino, deu-se em homenagem ao próprio senhor Mário que foi um sãocarlense, professor autodidata e que começou a lecionar antes de ter um diploma. “Os grandes pesquisadores de hoje, em nossa região, foram motivados por Mário Tolentino, então é muito justo essa homenagem a ele”, comenta Milanez.

Ainda, de acordo com o coordenador,o intuito do Museu é proporcionar a visualização da ciência na prática. “Indústrias e Instituições de Ensino não dispõe de uma amostra daquilo que alunos só aprendem na teoria. Alunos da USP que conhecem na teoria, ficam maravilhados ao verem como funciona na prática, por meio das experiências disponibilizadas pelo Museu”, diz.

O Museu conta com 129 equipamentos de Física. O experimento mais visado por quem passa pelo local é o Girotec. “Tudo é interativo”, comenta Milanez.

Para o professor e pesquisador do grupo de Óptica, do Instituto de Física, da Universidade de São Paulo(USP), campus de São Carlos,Vanderlei Salvador Bagnato, o Museu é um feito muito relevante para a cidade. “A importância deste Museu em São Carlos é a preservação da ciência que para nós que somos cientistas é digno. E dar oportunidade de formar pessoas que se interessam nesse ramo é gratificante. Com o Museu elas podem se sentir mais atraídas”,declara.

O estudante de Design Digital, Icaro Cordeiro, relata que se impressionou ao ver uma exposição temporária no Museu: Fósseis dos Dinossauros. “Eu gostei bastante da exposição dos dinossauros é uma coisa muito legal de se aprender, saber de onde eles viveram, os experimentos são bacanas também, é um Museu muito curioso”, opina.

Segundo informações do site da prefeitura de São Carlos(www.saocarlos.sp.gov.br),o Museu de Ciência "Profº Mário Tolentino" abre de terça à sexta-feira das 8h às 17h30.

A entrada é gratuita e localiza-se na Praça Cel. Sales, no centro de São Carlos.As visitas podem ser agendadas pelo telefone é (16) 3307-6903.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/