[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Dentistas municipais de Monte Alto recebem menção honrosa

Por: BRUNA FERNANDES GALO

06/06/2012

A equipe de cirurgiões dentistas da prefeitura de Monte Alto (SP) participou, pela primeira vez, do Congresso Paulista de Saúde Coletiva EPATESPO(Encontro Paulista dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico), realizado entre os dias 23 a 25 de maio, em Ribeirão Preto(SP). O evento, que chegou à sua décima edição, é um fórum de debates das políticas públicas de saúde bucal, permitindo a apresentação de trabalhos que são desenvolvidos pelos sistemas locais de saúde e buscando, ainda, implementar o intercâmbio entre todas as universidades estaduais e federais paulistas e de outros Estados.

O projeto de "Prevenção do Câncer Bucal e tratamento das lesões orais", da prefeitura de Monte Alto, foi selecionado entre os melhores apresentados, juntamente com os trabalhos das cidades de Piracicaba, São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru e Suzano.

Os cirurgiões dentistas montealtenses receberam menção honrosa no final do evento. A seleção dos trabalhos foi realizada pela comissão científica e pela votação do público que participou, totalizando aproximadamente 800 profissionais.

Durante o Congresso foram apresentados mais dois projetos municipais: a remoção de hábitos bucais dos alunos do Ensino Infantil e a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde no departamento de Odontologia da prefeitura.

“Com o desenvolvimento deste projeto na prefeitura, a redução do encaminhamento de pacientes com lesões orais para os outros centros foi de 82%, tudo porque a equipe, após treinamento especializado, passou a realizar as cirurgias de biópsias e tratamentos no próprio município", informa o coordenador de saúde bucal de Monte Alto, Almir Fantini.

"Esse projeto é realizado em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FORP-USP), onde são realizados os treinamentos dos dentistas da rede Municipal", completa.

O projeto é realizado em parceria com o CAEDO-FORP USP, e teve a fase de treinamento da equipe que durou dois anos. Atualmente, o projeto selecionado atende toda população do município.

A cirurgiã dentista municipal de Monte Alto, Luciana Fantini, diz que todos os projetos são trabalhados com foco em prevenção dos pacientes. “A prevenção do câncer bucal constitui-se em orientar a população sobre os riscos e como evitar os hábitos nocivos à saúde, e retirar as lesões cancerígenas realizando as biópsias, diminuindo assim a incidência do câncer bucal”, ressalta.

Segundo ela, o encaminhamento dos pacientes com lesões orais diminuiu 82% após o inicio do projeto. “As biópsias e os tratamentos de lesões orais estão sendo realizadas no consultório da UBS Silvio Golvoni pelos cirurgiões-dentistas que participaram de cursos e treinamentos para a realização destes procedimentos. Somente são encaminhados os casos mais complexos”, explica.

A equipe realiza vários projetos de prevenção odontológica: para gestantes, bebês, crianças, hipertensos e diabéticos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/